Saúde compartilhada sobre duas rodas
PUBLIEDITORIAL
Elas caíram no gosto do juiz-forano, indiscutivelmente. Não é por menos que 31.693 pessoas, que representam 5,62% da população de Juiz de Fora, estão cadastradas no sistema da Estação Bike da Unimed Juiz de Fora, no campus da UFJF, em pouco mais de dois anos de funcionamento. O número fica ainda mais impressionante quando consideramos apenas a Cidade Alta, no entorno da universidade, com população de 38.711, de acordo com o último Censo. “É uma satisfação enorme ver que uma iniciativa nossa seja capaz de mudar hábitos, de contribuir para que mais pessoas desfrutem de momentos de bem-estar, inclusive em família, entre amigos. A Estação Bike foi idealizada para trazer ganhos efetivos a toda a comunidade de Juiz de Fora, independente de ser ou não cliente da Unimed. Afinal, saúde e qualidade de vida devem ser para todos”, explica o diretor de Relacionamento e Mercado da Unimed Juiz de Fora, Glauco Araújo.
Com média de 68 empréstimos diários, a estação é administrada pela Tembici, empresa de São Paulo especializada em serviços de compartilhamentos de bicicletas que emite relatórios periódicos sobre a utilização. “Um dado interessante é que a maioria dos usuários é formada por mulheres, 58%, contra 42% de homens. De acordo com a Tembici, este alto índice de presença feminina denota segurança e confiança não apenas no sistema, como no Campus da UFJF”, observa a gestora de Comunicação e Marketing, Flávia Rocha.
Composta de 30 bicicletas, sendo considerada a maior do país em número, a Estação Bike pode ser utilizada por não clientes do plano de saúde. Basta fazer o cadastro no site para gerar uma senha de utilização, mediante a cobrança de R$ 1 anual feita em cartão de crédito. No mês seguinte ao cadastro, a Unimed devolve o R$ 1 investido com estorno no mesmo cartão de crédito informado. Para clientes, o processo é mais simples. Basta digitar o número da carteira no totem disponível na estação. Cada usuário pode ficar até 1 hora com a bicicleta exclusivamente dentro do campus da UFJF. Para desfrutar de período superior, é necessário um intervalo de 15 minutos entre as utilizações.
Até agosto último, Estação Bike registra 89.574 empréstimos das “verdinhas” no campus da UFJF
“A Estação Bike é responsável por aumentar a integração da Unimed com a comunidade de Juiz de Fora e com a própria UFJF”, acrescenta Flávia Rocha. Opinião compartilhada pelo diretor de Imagem Institucional da universidade, Márcio Guerra. “A comunidade elegeu o campus como o principal espaço público de ocupação, em todos os níveis, pela beleza e segurança. Essa parceria com a Unimed, que começou com a academia ao ar livre, aproxima ainda mais as pessoas, o que nos deixa muito felizes. O que mais importa para a universidade é que a comunidade sinta de verdade que este espaço é dela, porque é ela que o mantém”, afirma o diretor.
Estação Bike vira parada e partida obrigatórias
Moradora do bairro São Pedro, a autônoma Maria Socorro Ferreira elegeu a Estação Bike como ponto de partida obrigatória para garantir seu condicionamento físico e boas condições de saúde. “Frequento o campus toda semana e uso as bicicletas para manter a forma. Adorei a ideia desde o princípio”, conta a cliente da Unimed Juiz de Fora.
Antes das “verdinhas”, ela era frequentadora assídua da academia ao ar livre, mas como sente mais prazer circulando pelas áreas, inclusive, bem verdes da UFJF, aos poucos foi mudando de opção. Com o condicionamento físico em dia, Maria Socorro já se habituou a dar várias voltas pelo campus. “Espero que as pessoas saibam preservar bem as bicicletas e que as utilizem com responsabilidade. É tão bom que isso não pode acabar”, explica.
Fazendo sua estreia como usuária da Estação Bike, depois de se cadastrar pelo site – “foi simples” – a técnica de enfermagem Kely Araújo aproveitou a folga no trabalho e a tarde linda de sol para desfrutar do prazer de pedalar pelo campus. “Foi uma experiência bem bacana. O hábito de pedalar me traz bem-estar e sensação de liberdade”, conta, sentindo-se inspirada pela beleza do lugar. “Eu recomendo”.