Saiba mais sobre Esteatose Hepática


Por Dra Alice Amaral

31/01/2017 às 19h54

Figado

 

Responsável por muitas funções no nosso organismo, o fígado requer muito cuidado. O fígado é o sítio de produção e armazenamento de glicogênio, da gliconeogênese e da degradação de insulina.

Uma alimentação com excesso de carboidratos, gorduras, açúcares e glúten, aliada à falta de atividade física regular, predispõe ao sobrepeso, obesidade e diabetes.

O fígado também é responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza de toxinas circulantes.

Os sintomas de um fígado doente são náuseas, perda do apetite, desidratação, cansaço, desânimo, emagrecimento e febre. Amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado.

 

Outros sintomas:
Barriga d’água (Ascite)

Circulação colateral
Sangramento digestivo

Encefalopatia
Icterícia (Cor amarelada na pele)

Dor abdominal

 

Saiba também que a Esteatose hepática é o acúmulo anormal de gordura no fígado devido a uma alimentação desequilibrada e consumo de bebidas alcoólicas. O uso diário de bebidas alcoólicas em grandes quantidades faz com que o órgão desenvolva a cirrose e pode levar à morte.

A obesidade, que está se tornando uma epidemia em todo o mundo e em todas as faixas etárias, via resistência insulínica e síndrome metabólica, costuma estar relacionada à esteatose hepática.

 

Fale conosco, tire suas dúvidas e dê sugestões. Acesse nossos canais de comunicação:

www.draaliceamaral.com.br

facebook/ClinicaDraAliceAmaral

Instagram: alice.amaral

[email protected]

Venha conhecer a nossa Clínica localizada na Rua Espírito Santo, 1115 – 17° andar – Centro Empresarial Alber Ganimi Centro – Juiz de Fora – MG

Tels: (32) 3215-2250 e (32) 3216-2050

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.