Dieta Low Carb melhora o funcionamento do cérebro


Por Alice Amaral

06/05/2020 às 16h21- Atualizada 07/05/2020 às 10h03

A dieta Low Carb, conhecida pela baixa ingestão de carboidratos, pode prevenir e reverter, em alguns casos, os danos cerebrais ocasionados pela idade, segundo estudo realizado pela Universidade Stony Brook, de Nova York.

A pesquisa mostrou que o funcionamento cerebral começa a “diminuir” a partir dos 40 anos, afetando principalmente o sistema cognitivo, responsável pela memória, raciocínio, linguagem, percepção e pensamento. Embora o cérebro represente apenas 2% do nosso peso corporal, ele consome até 20% da nossa energia e, além de ser imprescindível para o nosso bem estar e longevidade, é vulnerável, principalmente a questões metabólicas.

A dieta que conhecemos por meio da pirâmide alimentar tradicional é rica em carboidratos, cerca de 50 a 60%. Esses carboidratos, diferentes das gorduras e proteínas que são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. O excesso de glicose no sangue pode resultar em doenças, como a diabetes. Já a dieta Low Carb é composta por apenas 20% de carboidratos e é rica em gorduras boas e proteínas.

Esse estudo mostrou que a dieta tradicional rica em carboidratos refinados desencadeia uma resistência insulínica, acelerando a perda do funcionamento cognitivo e, consequentemente, da memória e o aparecimento de demências. Em pacientes diabéticos, por exemplo, esse declínio do funcionamento cerebral pode ocorrer em até 45% mais rápido na memória, 29% no raciocínio e 24% na cognição.

Já a dieta Low Carb, que é composta por baixa ingestão de carboidratos, é capaz de neutralizar esses efeitos cerebrais causados pela idade e, em alguns casos, reverter esses problemas. Além disso, esse tipo de alimentação mais saudável diminui resistência insulínica, peso corporal, pressão alta e melhora a qualidade do sono, a disposição e a saúde cerebral.

Vale ressaltar que para introduzir qualquer dieta é necessário consultar um médico para avaliar e orientar o melhor caminho a ser seguido.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.