Cerveja à base de mandioca: conheça a American Lager feita para a Festa da Cerveja 2024
Bebida foi escolhida como cerveja oficial do evento
Quase duzentas cervejas diferentes e 23 cervejarias locais estarão presentes na Festa da Cerveja 2024, que acontece neste final de semana, entre sexta-feira (24) e domingo (26), no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno com entrada gratuita. Dentre elas, haverá produção especial da ‘Cerveja da festa’ – uma American Lager feita à base de mandioca, que foi produzida pela agricultura familiar, na região do Caparaó.
A bebida foi produzida em Juiz de Fora, pela Cervejaria Timboo em parceria com a Cervejaria São Bartolomeu, indústrias que integram a Associação das Cervejarias da Zona da Mata (Unicerva-ZM).
Em entrevista à Tribuna, Luana Gerhein, farmacêutica, produtora de cervejas especiais e proprietária do produto nacionalmente premiado, explica que a ideia era usar uma matéria-prima produzida por produtores rurais da região. “Estudamos o que poderíamos usar e encontramos na mandioca uma cultivar ideal. Diferentemente das frutas, por exemplo, as safras da mandioca não sofrem tanta influência do clima e regime de chuvas, que podem dificultar a manutenção de um padrão sensorial para as bebidas elaboradas com insumos alternativos.”
Além disso, Luana esclarece que a mandioca é uma excelente cultivar para plantio em solos degradados e nutricionalmente pobres, sendo que a maioria dos produtores rurais da região cultiva o insumo nessas áreas. “Com a escolha da mandioca, buscamos aliar a utilização de um tubérculo tradicional, o fomento à agricultura familiar e o incentivo às praticas sustentáveis de manejo agrícola”, conta.
Ela acredita que o principal objetivo, que é mostrar à população que a cerveja pode ser produzida com ingredientes locais sem perder qualidade, foi cumprido. “Como mulher cervejeira, me sinto feliz e honrada de ter desenvolvido essa receita para ser o produto oficial do evento e abrir as portas do mercado cervejeiro para a utilização de insumos provenientes da agricultura familiar da nossa região. Todos ganham: as cervejarias, que agregam personalidade e regionalidade para seus produtos, e os pequenos agricultores, que conseguem maior inserção de seus produtos no mercado e fomento para as atividades do campo.”
A cerveja
No momento da fabricação, a mandioca precisa receber um tratamento térmico antes de ser utilizada na produção. Isso acontece para liberar o amido, que será posteriormente quebrado em açúcares simples e, então, convertidos em álcool pela levedura alemã utilizada na fermentação. A mandioca substitui uma parte do malte: é um adjunto cozido junto ao malte, e fermentado com levedura cervejeira, conferindo sabores neutros e muita limpidez para a cerveja pronta.
Questionada sobre o produto, Luana afirma que o sabor é agradável e muito refrescante, feito para agradar o paladar de todos. “É excelente como entrada, pois seu sabor é suave. Ela é uma American Lager (cujo sabor se assemelha muito ao da Pilsener tradicional), não filtrada, com amargor baixo, muito aroma de lúpulo (herbal) e cor amarela translúcida. Uma cerveja que combina com um dia de sol e festa, como os que teremos neste final de semana.”
Segundo a produtora, a mandioca, quando utilizada na produção, confere um sabor suave e neutro, que a torna fácil de beber e também destaca os sabores florais e herbais dos lúpulos, que equilibram o conjunto.
Atrações musicais do evento
Leoni, fundador das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência, que há mais de 30 anos está em carreira solo, se apresenta no sábado (25), no final do dia, como um dos nomes principais da Festa da Cerveja. O artista tem mais de 40 anos de carreira e diferentes sucessos do pop rock, tendo composto canções como “Garotos II”, “Como eu quero”, “Exagerado”, “Fixação”, “Só Pro Meu Prazer” e “A Fórmula do Amor”. No mesmo dia, Acoustic N’ Roll, Fruto Proibido (tributo à Rita Lee) e Alemão Cascudo fazem parte da programação.
Na sexta-feira (24), a banda juiz-forana ETC também se apresenta na festa, trazendo alguns de seus sucessos e o convidado Gabriel Elias, artista que chega a ter 1,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Já o Só Parent leva aos palcos músicas que vão do forró ao reggae.
Outra atração de destaque é DJ Negralha, que por 20 anos pilotou os toca-discos d’O Rappa e segue uma carreira solo de sucesso por eventos no Brasil e no mundo. Ele se apresenta domingo (26), mesmo dia em que o Ingoma sobe aos palcos e que a cantora Rita Beneditto também faz seu show, com o Projeto Tecnomacumba. O encerramento da Festa da Cerveja, no domingo, às 20h, é feito por Silva Soul ao lado de Rapadura.