Festa da Cerveja 2024 recebe quase 200 cervejas diferentes e tem show de Leoni
Nova edição da Festa da Cerveja acontece no estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno, com show de Leoni, bandas locais e entrada gratuita
A Festa da Cerveja acontece de sexta-feira (24) até domingo (26), em Juiz de Fora. O evento apresenta para o público quase duzentas cervejas diferentes, 23 cervejarias locais e shows gratuitos com programação para agradar diferentes públicos. Apresentações de rock, reggae, rap, black, MPB, samba e ijexá acontecem ao longo da festa, que tem como principal nome de atração Leoni, fundador das bandas Kid Abelha e Heróis da Resistência, que há mais de 30 anos está em carreira solo. Após edição de 2023, o evento passa a acontecer em novo local, o estacionamento do Estádio Municipal Radialista Mário Heleno. A entrada é gratuita.
Além das cervejas, oito restaurantes de Juiz de Fora também vão estar presentes trazendo uma variedade de lanches e refeições para o estacionamento do estádio. AFeira também está presente com mais de 30 expositores de diferentes produtos e serviços, no segmento da moda, artesanato, gastronomia, perfumaria, doces, artes plásticas e fotografia. Os indivíduos que quiserem levar crianças ao evento também podem contar com um espaço kids e espetáculos da escola de circo La na Lona.
Também no estacionamento vai ser feita uma demonstração do processo de brassagem de cerveja, que mostra aos presentes como é feita a bebida. Como mais um atrativo para o público da Festa da Cerveja, os interessados no processo de produção de cervejas artesanais podem ter um tour guiado em uma fábrica especializada, e que existe desde o século XIX dentro de uma igreja católica da cidade. Serão seis horários para a visitação e reservas podem ser realizadas por meio do WhatsApp (pelo número (32) 99906 4848). Outro diferencial da Festa da Cerveja deste ano é a produção especial da ‘Cerveja da festa’, uma American Lager feita à base de mandioca, que foi produzida pela agricultura familiar, na região do Caparaó.
A Festa da Cerveja costumava a acontecer no Parque Halfeld, mas a organização entendeu que era necessário mudar para um local que conseguisse abarcar com segurança todo o público. “Nós percebemos, a partir do último ano, que a sociedade está cada vez interessada nas cervejas produzidas na cidade e participando mais da Festa. Como este ano teremos mais cervejarias participando, e a festa já estava no seu limite de ocupação no Parque Halfeld, decidimos ir para o estacionamento do Estádio para garantir o conforto do público. Com isso, também pudemos ir atrás de mais atrações para a programação”, afirma Alexandre Vaz, presidente da Associação das Cervejarias da Zona da Mata (Unicerva), organizadora do evento.
Atrações musicais da Festa da Cerveja
Leoni se apresenta no sábado (25), no final do dia, como um dos nomes principais da Festa da Cerveja. O artista tem mais de 40 anos de carreira e diferentes sucessos do pop rock, tendo composto canções como “Garotos II”, “Como eu quero”, “Exagerado”, “Fixação”, “Só Pro Meu Prazer” e “A Fórmula do Amor”. No mesmo dia, Acoustic N’ Roll, Fruto Proibido (tributo à Rita Lee) e Alemão Cascudo fazem parte da programação.
Na sexta-feira (24), a banda juiz-forana ETC também se apresenta na festa, trazendo alguns de seus sucessos e o convidado Gabriel Elias, artista que chega a ter 1,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Já o Só Parent leva aos palcos músicas que vão do forró ao reggae. Outra atração de destaque é DJ Negralha, que por 20 anos pilotou os toca-discos d’O Rappa e segue uma carreira solo de sucesso por eventos no Brasil e no mundo. Ele se apresenta domingo (26), mesmo dia em que o Ingoma sobe aos palcos e que a cantora Rita Beneditto também faz seu show, com o Projeto Tecnomacumba. O encerramento da Festa da Cerveja, no domingo, às 20h, é feito por Silva Soul ao lado de Rapadura.