Dia D de combate às arboviroses atende 15 bairros da Zona Norte neste sábado

Caminhões e equipes do Demlurb vão circular das 8h às 14h para realizar coleta de entulho


Por Mariana Floriano

23/02/2024 às 17h30

dia d dengue prefeitura de jf
Os moradores receberão visitas domiciliares para verificar possíveis focos do Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos (Foto: PJF)

Neste sábado (24), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai realizar mais uma edição do Dia D de combate à dengue, zika e chikungunya. Dessa vez serão contemplados 15 bairros da Zona Norte. Os moradores receberão visitas domiciliares para verificar possíveis focos do Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos.

Caminhões e equipes do Demlurb vão circular das 8h às 14h para realizar coleta. Os bairros atendidos serão Amazonas, Bairro Industrial, Barreira do Triunfo, Benfica, Cidade do Sol, Jardim Natal, Jóquei Clube II, Jóquei Clube III, Milho Branco, Nova Era, Nova Era II, Novo Triunfo, Parque das Torres, Santa Cruz e São Damião.

Os moradores dessa região devem deixar os materiais na porta das residências apenas no “Dia D”. Não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros. Os agentes de combate às endemias e fiscalização de postura comparecerão às casas que não foram visitadas durante o mês. Conforme a PJF, essas atividades visam a uma maior efetividade das ações, já que a maioria dos focos do Aedes aegypti se encontram dentro dos imóveis.

Participam da ação servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e os agentes de endemias da Secretaria de Saúde (SS).

Denúncias podem ser feitas por app

A denúncia de focos de dengue agora pode ser feita por meio de um aplicativo lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora. O “JF contra o Aedes” objetiva receber formulários preenchidos pela população por meio do próprio app.

Os moradores devem fornecer informações como o CEP, endereço e demais locais de referência, além do telefone de contato e e-mail para recebimento de atualizações. Também é possível adicionar observações e anexar imagem do local onde encontra-se o foco denunciado. O programa pode ser acessado no site da PJF  deste link.

A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.