Mais de 40 mil alunos voltam às aulas nesta quinta
Na rede estadual, ano letivo começa na próxima segunda; PJF estima aumento de 30% no fluxo de veículos
O ano letivo 2024 começa nesta quinta-feira (1°) nas escolas municipais. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), todas as 102 instituições de ensino da rede retomam as aulas na data. Ao todo, são esperados mais de 41 mil estudantes nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 1.040 profissionais da educação, recém-empossados no concurso público do Magistério Municipal.
Na rede estadual, os trabalhos de planejamento do ano escolar também será retomado nesta quinta. No entanto, o retorno das aulas acontece na próxima segunda-feira (5), de acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), em todas as 3.425 escolas da rede, sendo 94 em Juiz de Fora. Segundo a pasta estadual, a rede conta com 4.804 professores e cerca de 42 mil estudantes no município.
A Tribuna entrou em contato, ainda, com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino na Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe) para averiguar a situação da rede particular. Segundo o órgão, as instituições privadas de ensino não possuem calendário único – cada escola tem seu planejamento. Entretanto, todas as redes de educação básica são obrigadas a ministrar, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas anuais. Portanto, as datas de início do ano letivo na rede particular não deve divergir das previstas para o início de fevereiro.
- LEIA MAIS matérias de Juiz de Fora.
Trânsito
Com a volta às aulas, a PJF estima que o fluxo de veículos nas vias da cidade tenha um aumento aproximado de 30% nos horários de pico. Diante desse cenário, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) disponibilizará agentes de trânsito nas escolas centrais do município, para auxiliar os motoristas e a travessia de pedestres nos períodos de entrada e saída dos estudantes. A volta às aulas também contará com rondas de viaturas para a fiscalização do entorno das instituições de ensino, conforme destacou a PJF.
Bernardo Marchiori, estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel