Câmara aprova reajuste de 14,95% para servidores da rede municipal de educação
De acordo com o Sinpro, os educadores devem receber os novos salários até o quinto dia útil de junho
A Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira (25), a autorização que concede reajuste salarial aos servidores da educação básica do magistério municipal, conforme a Lei Federal nº 11.738/2008, a Lei do Piso Salarial de Professores. O reajuste ficou definido em 14,95% para professor, coordenador pedagógico e secretário escolar.
Segundo Maria Lúcia Lacerda, coordenadora do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF), a decisão representa muito para os servidores da educação do município. “Nossa categoria, que sempre foi historicamente desvalorizada, conquistou um ganho real inédito”, comentou.
LEIA MAIS
De acordo com Lacerda, o último ganho real, isto é, o ganho acima da inflação do período, ocorreu em 2014, e significou 0,22%.
Na mensagem enviada pelo Executivo municipal à Câmara, foi argumentado que a proposição decorre “da profunda convicção de que tal dispositivo legal constitui estratégia fundamental para o avanço da qualidade de ensino em nosso país”. Sendo assim, Juiz de Fora é uma das poucas cidades brasileiras que cumprem a Lei do Piso Salarial de Professores.
O projeto, agora, segue para sanção da Prefeitura. Os educadores, segundo o Sinpro-JF, começarão a receber os salários reajustados até o quinto dia de junho.