JF sedia Mineiro de KaratĂȘ e curso com Yoshizo Mashida
Evento irå acontecer nos dias 1° e 2 de abril, no Colégio Academia; inscriçÔes para o Estadual vão somente até esta quarta-feira
Nos prĂłximos dias 1° e 2 de abril, o ColĂ©gio Academia vai sediar o Campeonato Mineiro de KaratĂȘ, promovido pela Japan Karate Association Minas Gerais (JKA MG). Podem participar do evento praticantes de KaratĂȘ Shotokan de todas as idades e graduaçÔes, com regras oficiais da Japan Karate Association Brasil (JKA Brasil) para os competidores a partir de 6 anos, alĂ©m de um “Festival Baby” para as crianças atĂ© 5 anos. O evento inclui, ainda, um curso aberto com o sensei Yoshizo Mashida, 8° dan JKA JapĂŁo, uma das maiores referĂȘncias do Brasil no esporte e pai de Lyoto Machida, ex-campeĂŁo meio-pesado do UFC, principal organização de MMA (artes marciais mistas) do mundo. As inscriçÔes para a competição podem ser feitas atĂ© quarta-feira (15) e para o curso atĂ© dia 31. Ambas estĂŁo disponĂveis de forma on-line, neste link.
AlĂ©m do objetivo de ampliar a prĂĄtica do karatĂȘ em Minas Gerais, a sensei de KaratĂȘ e Presidente da JKA MG, Carolina Zampa, explica que Juiz de Fora Ă© hoje uma das grandes forças no cenĂĄrio do esporte no estado. Promover a competição, segundo ela, vai gerar ainda mais crescimento e atratividade para a arte marcial na regiĂŁo.
“O campeonato vai mostrar a essĂȘncia do karatĂȘ, como disciplina, respeito, foco, entre outros benefĂcios desta arte marcial japonesa. Muitos atletas tĂȘm a chance de conhecer uma competição mais de perto, ter contato com pessoas de outras regiĂ”es de Minas Gerais e de outros estados, aumentando a integração e ampliando a visĂŁo de onde cada um pode chegar no karatĂȘ”, comenta.
Segundo o sensei Yoshizo Mashida, o curso Ă© benĂ©fico tanto para os atletas que competem em alto nĂvel quanto para aqueles que estĂŁo dando os primeiros passos na modalidade. “O ganho em engrandecimento tĂ©cnico Ă© gigantesco. Garanto que todo atleta sairĂĄ com muitas ferramentas para aplicar em seus treinos e em competiçÔes”, declara Mashida.
LEIA MAIS
“NĂŁo tĂnhamos federação”
A atleta Mariana Cuconato, de 21 anos, faixa marrom, serĂĄ uma das atletas juiz-foranas na disputa do Campeonato Mineiro. AlĂ©m de vencedora de diversas competiçÔes escolares e estaduais, a jovem Ă© campeĂŁ brasileira de kata (ramo do karatĂȘ em que se realizam movimentos tĂ©cnicos sem confronto direto com outro atleta) em equipe e de kata individual; vice-campeĂŁ brasileira no kumitĂȘ (luta) e medalha de bronze no Pan-Americano de kata em equipe.
“O esporte representa tudo, Ă© o propĂłsito da minha vida. Minha rotina Ă© bem dividida entre faculdade e karatĂȘ. Quando nĂŁo estou estudando, estou treinando. Sempre que tenho um dia ruim, vou treinar e saio bem, renovada. Me exercitar Ă© minha motivação para acordar e ter uma rotina”, declara a atleta, que comemora a realização do Mineiro em Juiz de Fora. “Ă extremamente importante para incentivar os atletas a participarem. Para o prĂłprio estado de Minas Gerais Ă© bom, porque poucos anos atrĂĄs nĂŁo tĂnhamos uma federação. Era necessĂĄrio viajar para outros estados para competir, disputar o Carioca, por exemplo. SerĂĄ Ăłtimo representar e competir por Minas Gerais, ainda mais sendo em nossa cidade”, vibra.
Sobre o curso com o sensei Machida, Mariana avalia como fundamental a participação para lutadores de todas as idades e nĂveis. “Em todas as ĂĄreas tĂȘm alguĂ©m de referĂȘncia, e no karatĂȘ Ă© ele. Os ensinamentos serĂŁo essenciais para professores e atletas, vejo como muito enriquecedor. JĂĄ participei de cursos dele e todos foram excelentes. SerĂŁo ensinados muitos detalhes tĂ©cnicos, refinados, que vĂŁo melhorar muito o karatĂȘ dos participantes”.
Para que mais competiçÔes sejam realizadas na cidade e o esporte possa ser alavancado, Mariana pede por mais investimento. “Seja bolsa para atletas, disponibilização de local para treinamentos ou atĂ© lanches, atributos simples. Os lutadores de karatĂȘ competem sem ajuda de custo e sem retorno financeiro. Em muitos casos, Ă© complicado investir em algo que financeiramente sĂł vai te dar prejuĂzo. Tem passagem, hospedagem, alimentação, equipamento. Desmotiva muitas pessoas a competirem, principalmente quem nĂŁo possui condição financeira de arcar com todas essas despesas”, entende.