Após título da Série B em 2023, Léo Condé pode conseguir acesso com o Ceará
Desde que o treinador chegou, Vovô tem aproveitamento de campeão; jogo que vale vaga na Série A acontece neste domingo
O técnico piauense Léo Condé está próximo de alcançar mais um grande feito na carreira. Após ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro com o Vitória, em 2023, clube no qual foi demitido no início deste ano, o treinador pode garantir, novamente, um acesso de divisão, dessa vez com o Ceará. O Vovô é o quarto colocado da segunda divisão nacional, com 63 pontos, e só depende de si para subir. O clube do Nordeste enfrenta o Guarani – lanterna e já rebaixado -, neste domingo (24), às 18h30, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP). A vitória coloca a equipe na Série A de 2025. Em caso de empate ou derrota, os outros jogos da rodada decidirão o futuro do time alvinegro.
Em entrevista ao site GE, Léo Condé diz que a preparação para o jogo decisivo está focada em atributos técnicos, táticos, físicos e mentais. “O atleta precisa fazer uma boa recuperação de uma partida para outra, de uma viagem para outra porque, em reta final de temporada, o desgaste é muito grande, tanto físico quanto emocional. Isso sem deixar de lado os ajustes táticos. Sempre tem algo para acrescentarmos. Então, estamos procurando organizar a equipe do ponto de vista ofensivo e defensivo. Os jogos nessa reta final tendem a ser mais parelhos, mais equilibrados, então todo detalhe a gente tem que cercar a nosso favor”, acredita o ex-treinador do Tupi.
Léo Condé no Ceará
No início do campeonato, o Ceará era comandado por Vagner Mancini. Ele dirigiu o time por 13 jogos, com cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas – um aproveitamento de 48,72%. Foram 20 gols feitos e 17 sofridos. Desde que Condé assumiu, foram 24 duelos, com 14 vitórias, dois empates e oito derrotas – eficiência de 61,10%, similar ao campeão Santos, de 61,26%. Além disso, o time marcou 39 gols – garantindo o melhor ataque do campo – e só sofreu 24 tentos.
Trabalhos recentes
Depois de comandar o Tupi em duas oportunidades – entre 2009 e 2011 e, depois, em 2014, quando quase conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Galo Carijó -, Condé teve diversos acessos com os times que comandou. Em 2018, subiu com o Botafogo-SP para a Série B. Já em 2020, bateu na trave na tentativa de colocar o Sampaio Corrêa na Série A. No ano seguinte, conseguiu o acesso à segunda divisão com o Novorizontino.
Em 2022, ele quase conseguiu o acesso com o Sampaio Corrêa para a Série A. No ano passado, além de campeão baiano, o técnico levou o Vitória ao título da Série B. Em 2024, Léo está a um jogo de recolocar o Ceará na elite do futebol brasileiro.