Marcelina do Nascimento e Victor Henriques são campeões do Sul-Americano de Jiu-Jítsu
Competição com dupla de JF ocorreu no Rio, no último fim de semana; Victor Henriques vence em duas categorias, e Marcelina leva o ouro na faixa roxa
Os juiz-foranos Victor Henriques e Marcelina do Nascimento subiram no lugar mais alto do pódio no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu da Sport Jiu-Jítsu South American Federation (SJJSAF), realizado no último domingo (5), na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro. O atleta de 28 anos, que possui história marcada por superação, faturou o ouro na categoria master 1, entre lutadores de faixa azul e peso pesadíssimo, além de obter um cinturão no absoluto, na mesma faixa, na disputa master pesado. Já a paratleta, 42, venceu na classe funcional MG (mobilidade geral, para pessoas com paralisia cerebral), no peso até 85 kg, faixa roxa.
Para Victor, que venceu as três lutas realizadas, o nível da competição foi alto. “Grandes lutas, arena cheia de bons atletas. Essa conquista para mim tem um sabor especial, pois eu nunca havia sido campeão do Sul-Americano. Representa todo o esforço dos meus mestres e da minha equipe, fiquei muito feliz. Confesso que não imaginava, sem dúvidas foi um dia inesquecível para mim”, declara à Tribuna.
Ver essa foto no Instagram
Já Marcelina considera que a conquista reafirma a capacidade de uma pessoa com deficiência se destacar em esportes de luta. “O resultado vem com o apoio da equipe multidisciplinar: o Afonso Duarte, fisioterapeuta, que vem desconstruindo o movimento do jiu-jítsu tradicional e adaptando segundo a minha mobilidade para que eu possa trazer um bom resultado; também a minha nutricionista, Tamires Rezende, que está fazendo um trabalho para eu conseguir um ótimo resultado”, agradece.
Ver essa foto no Instagram
Como meta da temporada, Victor planeja disputar mais competições estaduais e nacionais e “conquistar um Campeonato da International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF) e estar no ranking da SJJSAF”. Com pensamento no mesmo sentido, Marcelina busca “ficar no pódio nas próximas competições e estar bem no ranking, para que eu possa tentar usufruir do programa Bolsa Atleta”.