Prefeitura suspende vacinação de segunda dose com AstraZeneca
Após vacinar 2.500 pessoas na manhã desta terça, imunizantes acabaram; novas doses chegam apenas na quinta-feira
Apenas um dia após retomar a aplicação de segunda dose de vacina contra a Covid-19 com base na data prevista nos cartões de vacinação, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) interrompeu a segunda aplicação do imunizante da AstraZeneca. A informação foi divulgada pela Administração municipal por meio de nota oficial nesta terça-feira (10) por conta do término do produto fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A vacinação de segunda dose com a Coronavac e o calendário de imunização de primeira dose seguem normalmente, segundo a PJF.
De acordo com a Prefeitura, na manhã desta terça foram vacinadas 2.500 pessoas. Em nota, a PJF afirmou que “há indicativo de chegada de mais doses, sendo possível normalizar a imunização do público de segunda dose ao longo da semana”. Entretanto, de acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), a entrega de novas vacinas para o Município ocorrerá apenas na quinta-feira (12), com remessa contendo 8.235 unidades de AstraZeneca, além de 17.352 de Pfizer, 3.220 da Coronavac e 275 de Janssen.
Na segunda-feira (10), 395 pessoas completaram a vacinação em Juiz de Fora com a segunda dose. Com isto, 167.307 indivíduos já haviam sido imunizados com duas doses de vacina ou com o produto da Janssen, que é de dose única, segundo boletim de vacinação da PJF sem contar os dados desta terça.
Instabilidade
A interrupção da vacinação de segunda dose da AstraZeneca acontece em um momento de instabilidade na campanha de imunização em Juiz de Fora. No último dia 28 de julho, a Prefeitura suspendeu a aplicação de primeira dose de imunizantes contra a Covid-19 por falta de unidades. Apenas uma semana depois o processo foi retomado, ainda assim, com calendário garantido apenas para pessoas com 26 e 25 anos, que são imunizadas até esta terça.
Na segunda, foi anunciada a imunização de pessoas com 23 anos ou mais até o sábado (14), o que ainda não foi alterado pela PJF. Também houve mudança em postos de vacinação da região central. O Círculo Militar, que protagonizou polêmica na imunização de uma mulher no último dia 22, deixou de ser local de vacinação; enquanto o Sesc Juiz de Fora, também localizado no Centro, foi promovido a posto de imunização.
Tópicos: coronavírus / vacina