Sopa de cebola: um pé no Brasil, outro na França
Chef Ricardo Vieira ensina receita digna de um inverno europeu
Segunda-feira (21) começa o inverno, mas, em Juiz de Fora, parece que começou há tempos. Para esse clima quase europeu, a Tribuna convidou o chef Ricardo Vieira, do Restaurante Vieiras, para ensinar uma receita de sopa. Ele escolheu a de cebola cremosa, inspirada na que é feita na França, mas com adaptações para combinar com o paladar e gosto brasileiros.
Isso de adaptar os pratos de outros lugares e deixá-los com gostinho do Brasil é corriqueiro na vida do chef. Ele gosta muito de viajar e pontua que esse trânsito é bom porque, além de proporcionar o contato com outra cultura, acaba voltando ao país valorizando ainda mais o que é feito aqui. “A comida brasileira é muito rica, a gente tem bons ingredientes o ano inteiro, alguns, inclusive, que são sazonais em outros países. Mas ela é muito desvalorizada. Lá fora, talvez por causa dessa sazonalidade, eles valorizam muito o que têm”, diz ele, por telefone, da fila para vacina contra a Covid-19.
No Vieiras, Ricardo busca a junção da modernidade e do tradicional, exatamente como fez no prato que nos ensina hoje, “para a criação de uma comida realmente boa”. Além disso, a cozinha tem uma carga familiar, já que ele conta com a ajuda da mãe, Vera, que, principalmente, faz as massas do restaurante, e de suas duas irmãs.
Mas, até chegar, hoje, como chef e proprietário, houve muitas viagens, mas, sobretudo, estudo. Ele conta que se descobriu chef tardiamente, mas que, na verdade, sempre gostou de se aventurar na cozinha, desde os 15 anos. E, claro, com muita influência de sua mãe, cozinheira de mão cheia. “Eu descobri que tinha esse dom tardiamente, já trabalhei como bancário, no comércio, como contador e muitas outras coisas. Eu não via a cozinha como profissão, era um hobby. Mas aí as coisas foram indo, progredindo, e, em 2004, fiz o curso de gastronomia. Sempre correndo muito atrás.”
Ricardo acredita que as pessoas têm que trabalhar naquilo que realmente gostam e sempre exercitar. “Quanto mais conhecimento, melhor.” E ele gostou mesmo da experiência na cozinha. “Eu tive muito trabalho para chegar aqui, mas é muito prazeroso. Principalmente porque o feedback dos clientes é instantâneo. Na cozinha mesmo a gente recebe, vê a pessoa comendo e comentando.” Dessa forma, inclusive como professor do curso de gastronomia da Uniacademia, ensinar também faz parte do seu caminho.
Sopa de cebola cremosa
Ingredientes:
5 cebolas grandes
45g de manteiga
45g de farinha
2 folhas de louro
2 cravos
150ml de creme de leite
800ml de leite
Sal e pimenta do reino a gosto
Para finalizar:
2 pães ciabatta cortados em 2cm de largura
150g de queijo gruyere para polvilhar os pães
Modo de preparo:
Corte as cebolas em Julienne (meia lua) e leve ao fogo com a manteiga até murcharem e dourarem. Depois coloque a farinha de trigo e mexa por 1 minuto. Adicione o leite, o cravo e o louro e vá misturando até engrossar um pouco. Quando estiver levemente engrossado, coloque o creme de leite para dar uma aveludada, retire o louro e o cravo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Disponha a sopa num bowl ou prato fundo, coloque 3 fatias de pão e rale o queijo gruyere por cima do pão. Gratine no forno, ou com um maçarico, o queijo. Sirva com cebolinha.
Leia também: Comida com significado: ‘Comer bem é o que me impulsiona’