Servidores federais fazem protesto por ‘vacina já’ e para todos
Mobilização também é contrária à reforma administrativa proposta pelo Governo federal e o fim do auxílio emergencial
O Fórum das Entidades do Serviço Público Federal (Fosefe) de Juiz de Fora e região realizou uma manifestação por meio de projeções de imagens no novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. A ação fez alusão ao chamado “Dia Nacional de Lutas pela Vacinação Já”. A mobilização também protestou contra o fim do auxílio emergencial e contra a reforma administrativa proposta pelo Governo federal e em debate no Congresso Nacional.
Segundo Flávio Sereno, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf), uma das nove entidades que integram o fórum, a ação segue agenda nacional “que marca a data como um dia de defesa da vacina para todos, via SUS”.
“Hoje, os trabalhadores do Hospital Universitário estão sendo vacinados, o que cumpre uma etapa importante da imunização na cidade. Sabemos que ainda não há vacinas suficientes no Brasil e este é um dos motivos da campanha de hoje. As entidades sindicais do serviço público federal defendem que este processo de imunização deve ser público para garantir sua gratuidade e sua universalização”, afirmou Sereno.
O coordenador do Sintufejuf também lembrou que os atos acontecem em várias cidades, em posicionamento contrário a proposições que vêm sendo trabalhadas pelo Governo federal. Entre elas, a reforma administrativa e o chamado Plano Mais Brasil, que deve resultar em cortes de gastos públicos. “Ambas reduzem a capacidade do serviço público de atender a população, inclusive na área de saúde”, considerou.
“Por último, mas também de grande importância, nossas atividades de hoje defendem a manutenção do auxílio emergencial e dos programas de proteção ao emprego”, destacou o sindicalista. Em todo o país, as atividades são coordenadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).
Tópicos: coronavírus / vacina