Como vender meus produtos nas redes sociais?
Não há nada de errado em querer estar nas redes sociais para vender seus produtos. Aprenda estratégias campeãs que as empresas têm usado nas redes sociais
Uma das maiores dificuldades que as empresas do varejo têm ao entrar na internet é sair daquela mesmice: ficar postando os seus produtos com o preço e sugerindo a compra. Talvez esse modelo funcione nos veículos de massa como por exemplo a televisão e o rádio. Mas, uma vez que as pessoas podem escolher qual conteúdo vão consumir, na internet a banda não toca dessa forma.
Não há nada de errado em querer estar nas redes sociais para vender seus produtos. Porém, é fundamental adequar a sua estratégia ao formato e linguagem que as elas exigem para obter sucesso. As pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem e, sobretudo para se entreterem e cada vez menos há paciência para os anúncios publicitários. No próprio Youtube, por exemplo, aqueles 5 segundos de publicidade que aparecem antes do vídeo começar duram uma eternidade na cabeça do usuário.
Falando sobre o tema, veja a nossa entrevista com André Siqueira que é referência na área de marketing de conteúdo no Brasil
Mas então, se tenho uma empresa de varejo, como vou divulgar meus produtos de forma mais inovadora e menos intrusiva? Com planejamento e muita dedicação é bem possível de tirar um ótimo proveito dessa oportunidade que as redes sociais oferecem. Veja alguns exemplo:
Novo Glossário
De acordo com o jornal Valor Econômico, em uma pesquisa de varejo realizada pela PricewaterhouseCoopers, a influência das mídias sociais sobre os brasileiros é maior do que a média global. Dos 19 países pesquisados, 62% dos brasileiros afirmaram que as redes socais tiveram impacto sobre a decisão de compra. Entre os consumidores em geral, 28% informaram que usam as redes sociais para descobrir marcas, 27% usam para pesquisar o retorno que as marcas têm e 34% usam para seguir suas marcas favoritas na rede. Detalhe: 35% informaram que assistem a vídeos sobre os produtos nas redes sociais.
Fizemos um post sobre o porquê você deve começar a investir em vídeos no Facebook. Dê uma olhada!
Alguns estudiosos já chamam o movimento de s-commerce (social commerce) como uma variação do já conhecido e-commerce. O comércio social engloba fornecer o conteúdo atrativo para o usuário (seja por promoções e ofertas) bem como fornecer um feedback direto, controlando as manifestações tanto negativas quanto positivas sobre a sua empresa e seu produto. Tudo na velocidade que a rede exige.
Hoje, podemos falar de um ambiente de co-criação, ou seja, uma nova forma de criar produtos e de oferecer experiência e colaboração entre os fornecedores, empresas e consumidores. Os consumidores hoje são chamados de prosumidores, ou seja, são os consumidores que são pró ativos, que buscam sempre interagir com a sua empresa e também participar dos processos criativos, influenciar e mudar as coisas bem como estimular a melhor experiência pessoal por parte do cliente. Na realidade, hoje as pessoas querem ajudar a sua marca a lucrar, mas sobretudo querem lucrar também.
Papo de Pinguim
Um dos maiores cases de sucesso do Brasil em mídias sociais é o Pinguim do Ponto Frio. Utilizando a combinação do timing perfeito e o bom humor, o mascote faturou para empresa a bagatela de 20 milhões de reais em vendas no ano de 2012, sem qualquer investimento em mídia, apenas utilizando o Facebook e o Twitter.
O personagem que conta com o trabalho de 4 profissionais de social media se aproveitou de momentos importantes para contextualizar seus produtos. Na mudança do papa por exemplo, enquanto todos aguardavam a fumaça branca sair da chaminé para a escolha do novo pontífice, o pequeno Pinguim disse para seus seguidores, que a fumaça branca indicava também o saldão de umidificadores. Baita exemplo de interação entre o público e esse personagem que mora num e-glu:
E a criatividade não parou por aí! Outro sucesso da rede social foi se valer do sucesso da novela Avenida Brasil, ao oferecer aos seguidores o Kit Carminha, que incluía rodos e capacetes. O personagem deve ser sempre um convidado para dialogar com o personagem e por isso, saber dos assuntos do momento é um bom caminho para conseguir engajamento.
O perfil no Twitter (@pontofrio) possui quase 90 mil seguidores, mas o foco da estratégia não é aumentar o número de seguidores, mas sim buscar cada vez mais o engajamento, a interação com os usuários.
Porém este tipo de ação não é para ser aplicado em qualquer empresa. Antes é necessário identificar o seu público alvo da sua marca e qual o tipo de interação que busca seu consumidor. Não basta só fazer a gracinha pela gracinha, por trás, um objetivo deve estar bem definido.
A boa e velha promoção
Essa é uma das estratégias de marketing mais antiga e mais eficiente. Promover seus produtos com ótimo desconto ou boas condições de pagamento pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas, mas se tratando de internet e redes sociais, é uma oportunidade para ganhar mais engajamento. Sortear produtos para aqueles que curtirem e compartilharem é uma boa forma de entretê-los e ao mesmo tempo apresentá-los ao seu público. Vale lembrar que as promoções são úteis desde que sigam as regras corretas para sorteio na web e divulgação.
Análise das métricas das redes sociais
Outro lembrete importante! Engana-se quem pensa que as redes sociais são apenas um espaço para comunicar. É um importante espaço de conexão com seu ciente, e sobretudo um espaço que oferece importantes insights sobre seus padrões de comportamento, tendências de mercado e surgimento de novas oportunidades. Um trunfo que não pode ser ignorado pelo varejo.
O Facebook posssui uma área de análise de métricas que você pode usar para avaliar o que está dando certo e o que não funcionou para a sua página, bem como descobrir os horários que seus fãs estão presentes na rede social e quais são os posts que geram maior engajamento.
Gostou deste post? Quer testar essas estratégias em seu negócio?