Dez motivos para abandonar as frituras e refrigerantes


Por Dra Alice Amaral

15/12/2016 às 15h39

alimentacao-saudavel-no-verao-denize-sperafico

 

1) Até os óleos vegetais de boa qualidade se transformam em gordura ruim quando aquecidos.
2) O óleo reutilizado se transforma em gordura transaturada, a famosa gordura trans, que está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares.

3) A fritura pode promover a formação da substância acroleína, que é altamente cancerígena.

4) Os alimentos fritos tem características inflamatórias, ou seja, podem trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina, fazendo com que você se sinta mais cansado, com menos energia, passe a ser menos fértil e absorva menos os nutrientes dos alimentos.

5) Gorduras encontradas nas frituras, quando consumidas em excesso, podem causar aumento da pressão arterial.

6) Um dos componentes dos refrigerantes tipo cola é o ácido fosfórico ou fósforo, que elimina o cálcio dos ossos, deixando-os mais fracos. Isso leva a um maior o risco de osteoporose, principalmente em mulheres.
7) O consumo em excesso de bebidas adoçadas leva à obesidade que, por sua vez, aumenta os riscos de outras doenças, como diabetes, câncer e problemas cardíacos. No caso dos refrigerantes o agravante é que são calorias vazias, sem valor nutricional.

8) O organismo gasta nutrientes para conseguir eliminar os produtos químicos do refrigerante do corpo, sendo a versão diet ainda pior pela grande quantidade de adoçante artificial que você bebe.

9) Quando consumido junto às refeições, o refrigerante dificulta a absorção de vários nutrientes presentes nos alimentos.

10) Todos os refrigerantes, diet ou normais, possuem grande concentração de sódio, que pode provocar um aumento da pressão arterial.

 

FALE  CONOSCO, TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUGESTÕES: [email protected]

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.