Acompanhe as manifestações pró-impeachment da presidente Dilma
12h57 – Ato chega ao fim após quase três horas entre concentração, marcha e dispersão. Manifestantes começam a deixar o local, e trânsito parece normalizado.
12h50 – Segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas estiveram na manifestação deste domingo. Já de acordo com a organização do evento, foram aproximadamente 35 mil manifestantes. Dados repassados pelo major Marcelus de Castro Machado, não houve qualquer ocorrência durante o ato. “A PM se preparou para acolher o cidadão e proteger seu direito de manifestação”, completa o major.
12h47 – Manifestantes permanecem concentrados e carro de som volta a tocar o Hino Nacional. Uma ambulância dos Bombeiros chega ao Parque Halfeld para atender a uma senhora, que teria sofrido uma indisposição.
12h41 – Grupo prepara um abraço simbólico no Parque Halfeld. Organização fala em 35 mil manifestantes, e se manifesta contra todos os partidos que integram a base do Governo da presidente Dilma Rousseff. Alguns manifestantes voltam a ocupar a pista da Avenida Rio Branco no sentido Centro/Bom Pastor. Organização diz que caravanas de Santos Dumont, Ewbanck da Câmara e Bicas participaram do ato que está sendo encerrado nesse momento.
12h36 – Trânsito da Rio Branco começa a normalizar nas três vias aos poucos. Enquanto isto, uma enorme bandeira verde a amarela cobre os manifestantes no Parque Halfeld, em frente à Câmara.
12h19 – Trânsito na Rio Branco totalmente parado. Muitos manifestantes ainda se dirigem ao Parque Halfeld, que já está lotado.
12h16 – Neste momento, manifestantes cantam o Hino Nacional em frente à Câmara.
12h13 – Manifestantes também ocupam, de forma espaçada, parte da outra pista da Avenida Rio Branco, no sentido Centro/Bom Pastor, o que compromete ainda mais o trânsito na região. Caminhão de som chega ao Parque Halfeld, que tem grande concentração manifestantes em frente à Câmara.
12h07 – Ainda não há informações oficiais sobre o número de presentes. Há uma sensação entre os manifestantes de que este é o maior ato anti-Dilma desde o ano passado. Antes, no dia 16 de agosto de 2015, um protesto já havia levado 16 mil pessoas às ruas da cidade, segundo organizadores. De acordo com a PM, aquele ato reuniu entre cinco e seis mil juiz-foranos. Últimos manifestantes chegam neste momento na Avenida Rio Branco. Trânsito deve ser liberado em instantes. Fluxo no cruzamento ficou comprometido por mais de meia. Ônibus urbanos permanecem parados. Agora, comprometimento atinge a via da Avenida Rio Branco no sentido Centro/Manoel Honório.
11h53 – Caminhão de som chega à Rio Branco, seguido por um grupo de pessoas que carregam uma bandeira verde e amarela com dezenas de metros.
11h44 – Trânsito começa a ser liberado para que veículos que estão parados na pista da Avenida Rio Branco, no sentido Centro/Manoel Honório, possam acessar a Avenida Itamar Franco. Além de “Fora, Dilma” e “Fora, PT”, manifestantes também gritam: “Lula na cadeia”! Motoristas que estão no sentido Centro/Bom Pastor também começam a ter acesso à Avenida Itamar Franco.
11h38 – Maçons de Juiz de Fora também marcam presença. Trajados com terno preto, carregam faixas pedindo o fim da corrupção. “Mudança já”!
11h33 – Manifestantes chegam ao cruzamento das avenidas Itamar Franco e Rio Branco. Neste momento, todo o fluxo de veículos está comprometido. Segundo informações iniciais da PM, não houve registros de ocorrência até o momento.
11h29 – Policiais militares já se preparam para fechar uma das pistas da Avenida Rio Branco. O fluxo de veículos deve ser interrompido no sentido Centro/Manoel Honório para passagem dos manifestantes.
11h24 – Neste momento, nove estados e o Distrito Federal têm protestos contra o governo Dilma. Em Juiz de Fora, aos poucos, grupo reinicia a caminhada, com dezenas de motos à frente.
11h22 – A medida que os manifestantes caminham, aglomeração vai ficando mais espaçada e marcha se estende pela Avenida Itamar Franco, alongando-se da Praça Jarbas de Lery até a Rua Gil Horta. Conectados, manifestantes registram o protesto com vídeos, fotos e “selfies”. Vários motoristas que ainda transitam pela Avenida Rio Branco buzinam em alusão ao ato.
11h12 – Marcha ocupa uma das faixas da Avenida Itamar Franco por, pelo menos, três quarteirões.
11h09 – Aglomeração já se alonga da Praça Jarbas de Lery até a Rua Fernando Brandi. Neste momento, trânsito flui com muita lentidão na pista em que os veículos ainda podem trafegar. Orientação é de que motoristas evitem o trecho e busquem rotas alternativas. Neste momento, as motos abrem espaço e manifestantes iniciam marcha em direção ao Parque Halfeld. Caminhada é lenta. Caminhão de som acaba de reafirmar apoio às investigações da Polícia Federal e pede ovação em alusão ao juiz Sérgio Moro. Aclamação é seguida de frases de “Fora, PT” e “Fora, Dilma”.
11h – Organização reforça que “ninguém é vinculado a partido político”. “Não somos patrocinados por ninguém! ” Recorrentemente, fogos de artifícios são escutados próximos à manifestação. Previsão é de que o grupo parta em direção ao Parque Halfeld em 15 minutos. Manifestantes entoam: “Fora, PT!”
10h55 – Trânsito no sentido Centro/São Mateus agora flui apenas em uma das duas pistas de rolamento na altura da Praça Jarbas de Lery. Neste momento, caminhão de som acaba de tocar o Hino Nacional, que é cantado por parte dos manifestantes, que já ocupam a calçada do lado oposto à praça.
10h53 – Várias equipes da PM acompanham o ato e trabalham na orientação e organização do trânsito que ainda está aberto na via Centro/São Mateus. Fluxo de veículos, entretanto, é lento. Vários motoristas buzinam em alusão à aglomeração.
10h46 – Ato segue concentrado na praça do Bairro São Mateus, mas manifestantes já ocupam um grande trecho da Avenida Itamar Franco. Até o momento, protesto transcorre, aparentemente, de forma tranquila. Diversas motocicletas se posicionam à frente da concentração para “puxar” marcha em direção ao Parque Halfeld.
10h39 – Integrantes dos grupos organizadores do ato na cidade confirmam que caravanas de outros municípios devem participar da manifestação. Segundo Nelson Flávio Firmino, que é ligado ao movimento Muda Brasil, a expectativa é de que mais de 15 mil pessoas participem do protesto. Ainda de acordo com organizadores, o caminhão de som que comanda a manifestação, assim como outros itens, é financiado por doações pessoais de cidadãos insatisfeitos com os rumos do Governo federal.
10h24 – Organizadores começam a convocar o ato no caminhão de som. “Nosso partido é o Brasil”! Os gritos são de “Fora, Dilma!” “Fora, PT!” “Ninguém aguenta mais!” Previsão é que de que a passeata parta em direção ao Parque Halfeld após as 11h.
10h19 – Manifestantes permanecem concentrados na Praça Jarbas de Lery. Várias pessoas continuam chegando ao local para engrossar o movimento. Alguns veículos que passam na via no sentido Centro/São Mateus buzinam em apoio ao movimento. Maioria dos presentes usa camisas da Seleção Brasileira de futebol ou roupas verde e amarela ou outros motivos relacionados à bandeira do Brasil.
10h05 – Grupos contrários ao Governo federal prometem voltar às ruas do país neste domingo (13) para para pedir a saída da presidente Dilma Rousseff (PT) do poder. As manifestações também têm como alvo declarado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Partido dos Trabalhadores. Seguindo a agenda nacional convocada por várias organizações ditas apartidárias – com o endosso de legendas de oposição como o PSDB, em Juiz de Fora o protesto está agendado para as 10h. Várias pessoas já estão concentradas na Praça Jarbas de Lery, no Bairro São Mateus, onde um caminhão toca músicas de temática nacional. A previsão é de que os manifestantes marchem em direção ao Parque Halfeld. Até o momento, o trânsito na Avenida Itamar Franco está fechado no sentido São Mateus/Centro, a partir da Rua Padre Café. O fluxo de veículos está sendo desviado para a Rua São Mateus.