Tópicos em alta: novembro azul / enem / Mercedes-Benz / bolsonaro / polícia

Centro de Ciências UFJF

Por Tribuna

03/01/2019 às 16:46hs - Atualizada 04/01/2019 às 17:07hs

Centro de Ciências UFJF
Museus
Horário Horário
Ver no texto
Local Local
Centro de Ciências UFJF
Cidade Cidade
Juiz de Fora - MG
Sobre o evento Sobre o evento

Um espaço para todas as idades com atrações do antigo Centro de Ciências do Colégio João XXIII e outras exposições. O Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira expõe parte das mais de 45 mil conchas provenientes do museu com sede no Instituto de Ciências Biológicas da UFJF. A coleção foi iniciada pelo professor na década de 1950 e reúne conchas marinhas, de água doce e terrestre que podem ser manipuladas pelo público, com destaque para a gigante Tridacna gigas vinda da Austrália e conhecida como concha assassina, com peso de cerca de 300kg. Já o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana foi fundado pelo professor Franz Hochleitner e relembra suas pesquisas iniciadas na década de 1940. O acervo reúne réplicas e peças originais da civilização de Tiwanaku, que existiu antes do Império Inca da Bolívia ao norte da Argentina e o Chile (1580 a.C – 1172 d.C). Representando a cultura local, a coleção possui crânios, esculturas de cerâmica, utensílios do dia a dia, relacionados a cosmologia e rituais religiosos, além de instrumentos cirúrgicos. O destaque da exposição é a réplica da Porta do Sol, um monumento repleto de ideogramas desvendados pelo pesquisador, que era utilizado como calendário luno-solar.
A exposição “Aprenda Brincando” dispõe de experimentos práticos e interativos que permitem aprender ciência de uma forma lúdica. O destaque é o Gerador de Van de Graaff que pode produzir até milhões de volts e arrepia os cabelos dos visitantes que se propõem a testá-lo. A “Célula ao Alcance da Mão” permite também a interação de deficientes visuais, através da percepção tátil de 65 réplicas tridimensionais do corpo humano, representando suas células, tecidos, órgãos e sistemas. A Tabela Periódica Interativa apresenta amostras de elementos químicos e espécies minerais, informações e curiosidades sobre os elementos. No Laboratório de Biologia, grupos de estudantes podem observar células e tecidos humanos através de microscópios. Já o Laboratório de Ciências e Educação Matemática conta com jogos. Por fim, a exposição Energia Nuclear introduz o visitante sobre a utilização da energia nuclear no dia a dia, nas indústrias e na medicina, além de relembrar os danos causados durante a Segunda Guerra Mundial.
O espaço ainda conta com Planetário e Observatório com horários especiais de funcionamento e agendamento prévio via site.

Dica: Vá com tempo para explorar todos os espaços e agende a visita ao planetário pelo site
Endereço: Praça Cívica, campus da UFJF, Juiz de Fora – MG
Telefone: (32) 2102-6914
Horário: Terças e quintas-feiras, das 8h15 às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 21h. Quartas e sextas, das 8h15 às 12h e das 14h às 18h. Sábados, das 14h às 17h, e domingo, das 9h às 12h. Entrada até uma hora antes antes do fechamento.
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Sim
Site: http://www.ufjf.br/centrodeciencias/

Fotografia: Fernando Priamo

 




Mais eventos

Nenhum evento encontrado



Desenvolvido por Grupo Emedia