Moradores denunciam abandono e falta de acessibilidade no São Pedro

Acúmulo de lixo, mato alto e calçadas irregulares dificultam circulação de pedestres e colocam em risco a saúde e segurança da população na Cidade Alta


Por Tribuna

24/07/2025 às 15h47

Moradores denunciam abandono e falta de acessibilidade no São Pedro
(Foto: Contribuição da leitora)

Uma moradora do Bairro São Pedro, na região da Cidade Alta, denunciou à Tribuna o estado precário da Avenida Pedro Henrique Krambeck, especialmente no trecho próximo ao cruzamento com a Rua Carlos Henrique Sales.

De acordo com imagens enviadas pela leitora, diversos problemas afetam o cotidiano dos moradores. O lixo acumulado nas calçadas tem se espalhado, bloqueando o passeio e obrigando pedestres a circularem pela avenida, que é bastante movimentada. A situação oferece risco de acidentes, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes, por exemplo.

Outro ponto crítico é o desnível entre o meio-fio e o passeio, que não possui estrutura adequada, ainda conforme o relato à Tribuna. A ausência de acessibilidade compromete a circulação segura dos moradores. Além disso, o mato alto somado ao lixo espalhado torna o local propício para a proliferação de insetos, roedores e animais peçonhentos, afetando a segurança e a saúde da comunidade.

Procurada, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que atendendo aos pedidos realizados meses atrás, o Demlurb atuou no local em meados de maio. Entretanto, reforçou o pedido de colaboração dos moradores da região a se atentarem no horário da coleta de lixo, que pode ser encontrado no site do Demlurb.pjf.mg.gov.br/rota_dom.php. O serviço entrará na programação dos próximos dias.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.