5 mil vagas: Professores e servidores têm oportunidade de capacitação gratuita em primeiros socorros

Formação a distância busca fortalecer a cultura de prevenção nas escolas de Minas Gerais


Por Fernanda Castilho

22/08/2025 às 19h14

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso Noções Básicas de Primeiros Socorros e Proteção Ambiental, voltado a professores e servidores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. A oportunidade oferece 5 mil vagas na modalidade de Ensino à Distância (EaD) para profissionais de todas as regiões do estado.

O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE-MG até o dia 9 de setembro.

A abordagem da formação traz noções básicas de primeiros socorros e proteção ambiental, prevenção contra incêndio e pânico, além de prevenção aquática e noções de proteção e defesa civil. Os conteúdos foram elaborados com a colaboração de militares do Corpo de Bombeiros que trazem sua experiência em ações de prevenção e operações. A carga horária total é de 20 horas, distribuídas em três módulos e com o primeiro iniciando em setembro.

Segundo a coordenadora do projeto e representante do CBMMG na SEE/MG, Major Andiara Ribeiro, a formação busca fortalecer a cultura de prevenção nas escolas. “Nosso objetivo é instruir professores e servidores para que adotem práticas de autoproteção e disseminem comportamentos preventivos no ambiente escolar, promovendo mais segurança para toda a comunidade”, afirma.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.