Ervália e Aracitaba estão isoladas após as chuvas
Acessos aos municípios foram comprometidos com aberturas de crateras, respectivamente, na AMG-0520 e na MGC-356
Em Aracitaba, município com dois mil habitantes, distante cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, o acesso para Oliveira Fortes está comprometido após as fortes chuvas registradas a partir de quarta-feira (12). Na madrugada desta quinta, parte da AMG-0520 cedeu e uma cratera se abriu na pista. Por esta razão, a cidade está isolada.
O aposentado Silvério Dimas, 54 anos, disse que a cratera fica cerca de oito quilômetros distante da entrada da cidade. Além disso, a chuva fez com que buracos e valetas se abrissem ao longo da pista. Porém, segundo ele, a situação apenas se agravou nesta madrugada, pois o problema já existia. “Tem cerca de quatro meses que a gente vem alertando que isso ia acontecer, a estrada já estava ruim. Foi total negligência do Poder Público. Essa época todos sabem que é de chuva. Por qual motivo não fizeram nada antes?”, questionou.
O morador disse que a principal preocupação é com o serviço de saúde. O único posto médico amanheceu fechado, já que o médico mora fora da cidade e não teve como chegar. Além disso, moradores que fazem tratamento de saúde em outras cidades, como Santos Dumont, não conseguirão sair.
Intervenções para abrir acesso alternativo
O chefe de gabinete da Prefeitura de Aracitaba, José Pedro Souza, informou que a Prefeitura está trabalhando desde as primeiras horas da manhã desta quinta para abrir um acesso entre Paiva e o município. “Muitas barreiras caíram nesta estrada. A máquina da Prefeitura está no local, fazendo a retirada destes obstáculos, mas o mau tempo está prejudicando o trabalho. A previsão é de que hoje ainda seja concluído, para que tenhamos ao menos uma forma emergencial de sair daqui”, comentou.
Segundo José Pedro, a principal preocupação é com os doentes que precisam de atendimento médico em outros municípios. “Há moradores aqui em tratamento de câncer e hemodiálise, que não podem ficar sem acesso a isso. Vamos ver ser há possibilidade de abrir uma passagem na estrada, mesmo que pequena, apenas para que passe um veículo de emergência”, disse.
Ele confirmou que o buraco na estrada começou a se abrir há cerca de três meses. “Esse buraco foi aumentando, e nós estamos pedindo ajuda desde então. Mandamos ofício para Ubá, fomos a Belo Horizonte para pedir socorro, mas nos informaram que outras estradas do estado, mais importantes e movimentadas, precisavam de ajuda antes que nós, que só depois iriam arrumar aqui”, destacou.
A Tribuna aguarda retorno do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).
Ervália está isolada
O prefeito de Ervália, Eloísio de Castro, afirmou que a cidade ficou totalmente isolada por conta das fortes chuvas da últimas horas. Segundo ele, no início do ano, uma cratera se abriu na MGC-356 e interditou totalmente o trecho que liga o município a Coimbra. Porém, um novo rompimento de barreira teria interditado outro ponto da via. “Não temos saída nem para Coimbra e Viçosa, nem para Muriaé. Hoje, nem passando pela estrada de chão não consegue sair de Ervália”, afirmou, em entrevista à rádio CBN Juiz de Fora.
LEIA MAIS:
- Defesa Civil vistoria edifício em Juiz de Fora
- Fortes chuvas castigam Zona da Mata
- Volume de chuvas impressiona em toda a região
A cidade teve vários pontos de alagamento devido ao alto volume de chuvas. “De meia-noite até agora, choveu mais ou menos 170 milímetros”, disse o prefeito. Muitos moradores tiveram perda de itens materiais, mas não houve vítimas. Conforme Eloísio, o município decretou estado de calamidade pública e a suspensão do calendário letivo da rede municipal entre esta quinta e sexta-feira.
Com a situação, a comunidade pode ficar, inclusive, desabastecida. “Hoje, se alguém passar mal dentro de Ervália, por conta de uma emergência, não tem o que fazer. Não tem como sair da cidade. Não tem jeito de entregar nada (suprimentos).” A Polícia Militar Rodoviária (PMR) confirmou, à Tribuna, a ocorrência da nova interdição na MGC-356. O bloqueio teria sido causado por um alagamento na via.
Tópicos: chuva