Professores da UFJF e do IF Sudeste aprovam paralisação contra Reforma Administrativa

Categoria faz manifestação nos dias 29 e 30 com participação em ato em Brasília


Por Pedro Moysés

09/10/2025 às 15h45

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (8), os docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) aprovaram uma paralisação de 48 horas entre os dias 29 e 30 de outubro. A categoria também confirmou participação na Marcha Nacional do Serviço Público, que será realizada em Brasília (DF), contra a Reforma Administrativa.

O anúncio foi feito pela Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), pelo Instagram. Segundo a entidade, a mobilização nacional é articulada entre servidores municipais, estaduais e federais, com o objetivo de fortalecer a resistência à proposta. A entidade afirma que a reforma, apresentada sob o argumento de combater supersalários que representariam apenas 0,3% do funcionalismo, “visa, na prática, acabar com a estabilidade e desprofissionalizar os serviços públicos, piorando sua qualidade.”

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.