MP e polícias combatem tráfico em Matias Barbosa ligado a facção do Rio

Seis homens foram presos em flagrante e uma adolescente foi apreendida; tráfico era feito à luz do dia e a céu aberto


Por Sandra Zanella

12/12/2024 às 18h10

OPERAÇÃO XANGAI MPMG
Segundo a investigação, grupo criminoso ligado ao tráfico possui vínculo com facção do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MPMG)

Um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas na cidade de Matias Barbosa, na Zona da Mata mineira, a cerca de 20 quilômetros de Juiz de Fora, foi desarticulado durante a operação Xangai, desencadeada nesta quinta-feira (12) pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar, com apoio das polícias Civil, Penal e Rodoviária Federal. Seis homens, com idades entre 18 e 30 anos, foram presos preventivamente, e uma adolescente foi apreendida. Um suspeito ainda é procurado.

A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Juiz de Fora (Gaeco-JF), em apoio à Promotoria de Justiça de Matias. Na investigação criminal, “ficou demonstrado que o grupo criminoso, que possui vínculo com uma facção do Rio de Janeiro, vem se estruturando e realizando um intenso tráfico de drogas em Matias Barbosa”.

Os onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juiz de Fora e Matias, resultando na apreensão de diversos equipamentos eletrônicos, que serão analisados como prova; armas de fogo; drogas preparadas para o comércio, incluindo cerca de 500 pinos de cocaína; e dinheiro. Quatro veículos foram sequestrados judicialmente.

“As provas apresentadas ao Poder Judiciário demonstram que o grupo se instalou em ambientes públicos municipais, estabelecendo pontos de tráfico de drogas que funcionam em plena luz do dia, com a venda de drogas a usuários e dependentes químicos, ainda que na presença de crianças e adolescentes, sempre de forma ostensiva”, destacou o MP. Segundo os promotores de Justiça, “o tráfico de drogas escancarado expunha as pessoas ao risco, porquanto os traficantes utilizavam de armas de fogo e violência para assegurar o domínio dos territórios e o pagamento das drogas”.

Xangai: Tráfico entre JF e Matias

A operação foi batizada de Xangai em menção ao nome da composição férrea que atendia o transporte coletivo entre as cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa. “Simboliza nessa operação a interação entre os traficantes das duas cidades.” O coordenador do Gaeco-JF, Thiago Fernandes de Carvalho, reforçou que o grupo investigado, há algum tempo, vem colocando “um certo terror numa cidade tão pequena quanto Matias Barbosa”: “Eles praticamente estabeleceram um tráfico a céu aberto. A investigação demonstrou que era um tráfico 24 horas por dia, e conseguimos constatar isso em prova. Alguns símbolos que eles utilizam nos levam a crer que eles têm uma aproximação com uma facção carioca e, por conta disso, nós demos uma resposta mais rápida à altura, junto com a Polícia Militar.”

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.