Defesa Civil emite alerta de vendaval para Juiz de Fora nesta quarta-feira

Segundo órgão da Prefeitura, ventos fortes são decorrentes de um ciclone extratropical que se formou na região Sul do país 


Por Nayara Zanetti

10/12/2025 às 12h10

Juiz de Fora pode ser atingida por um vendaval durante esta quarta-feira (10). A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de ventos fortes, válido desde as 11h30. O órgão da Prefeitura de Juiz de Fora orienta a população para, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacionar seu veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Segundo a Defesa Civil, o aviso foi emitido em razão dos ventos fortes decorrentes de um ciclone extratropical que se formou na região Sul do país, e os ventos podem atingir intensidade significativa. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta para chuvas intensas que engloba a cidade de Juiz de Fora. De acordo com o Inmet, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O instituto também chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de dúvidas ou ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. 

Como receber alertas no celular

SMS: basta enviar uma mensagem gratuita para o número 40199 com o CEP de seu endereço ou outro local de interesse.

WhatsApp: é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou acessar o link oficial. Em seguida, envie um “Oi” para iniciar a interação com o chatbot, compartilhar sua localização e receber os alertas diretamente no aplicativo.

Tipos de avisos enviados

Entre os alertas estão tempestades, risco geológico, baixa umidade do ar, alagamentos, onda de calor, onda de frio, entre outros fenômenos que possam representar risco à população. A Defesa Civil destaca que o serviço é gratuito e ilimitado quanto ao número de locais cadastrados, sendo um importante aliado na prevenção e mitigação de desastres naturais. A população também pode acompanhar atualizações pelo Instagram @defesaciviljf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.