Previsão de pancadas de chuva segue ao longo da semana em Juiz de Fora

Defesa Civil informa que a cidade permanece em estado de alerta devido ao risco de deslizamentos de terra


Por Mariana Floriano

06/01/2025 às 19h21

chuva felipe couri
Pancadas ocorrem principalmente no fim do dia, relacionadas com a alta umidade e a temperatura diurna (Foto: Felipe Couri)

Após a tempestade que bateu recorde na intensidade dos ventos na noite de domingo (5), Juiz de Fora permanece com alerta para chuvas fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 10h de terça-feira (7), há previsão de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, existe a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Defesa Civil informou que, devido às chuvas recentes, a cidade permanecerá em estado de alerta até a manhã de terça-feira, por conta do solo saturado, o que eleva o risco de deslizamentos e inundações. Em caso de emergências, a população pode contatar o órgão pelo telefone 199.

A instabilidade climática deve persistir ao longo da semana, com predomínio de céu nublado e pancadas de chuva localmente fortes, típicas do verão, causadas pela alta umidade e o aquecimento diurno. Para terça-feira, a previsão indica céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas devem variar entre 18 e 28 graus. Nesta segunda-feira (6), a cidade registrou mínima de 16,9 graus e máxima de 28,4 graus, segundo os dados do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, instalado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O resto da semana segue com tempo instável e variação de nebulosidade. As chances de chuva no fim do dia permanecem até sexta-feira (10). A temperatura segue alta, principalmente no início da semana, variando entre 19 e 27 graus. 

Tópicos: chuva / defesa civil / inmet / tempestade / ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.