Trump defende Bolsonaro e classifica Brasil como ‘um dos piores parceiros comerciais’

Presidente dos Estados Unidos diz que Brasil aplica tarifas “tremendas” sobre produtos norte-americanos


Por Tribuna

14/08/2025 às 16h10

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (14) que o Brasil tem sido “horrível” nas relações comerciais com seu país e classificou como “execução política” a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na Casa Branca.

Trump disse conhecer pessoalmente Bolsonaro, a quem descreveu como “um homem honesto”. O republicano criticou a forma como, segundo ele, o Brasil “lida de péssima maneira com a política quando prende um ex-presidente”.

Sobre o comércio bilateral, Trump afirmou que o Brasil aplica tarifas “tremendas” sobre produtos dos Estados Unidos e o classificou como “um dos nossos piores parceiros comerciais”. Questionado sobre a aproximação do Brasil e do México com a China, respondeu que não está preocupado. “Eles não estão muito bem. Estamos melhores do que eles”, disse.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe, com informações do Estadão Conteúdo

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.