Padre lutador de jiu-jítsu é denunciado por agressão a idosa durante missa

Vítima, de 62 anos, afirma ter recebido tapas e puxões de cabelo durante suposto exorcismo


Por Tribuna

13/08/2025 às 17h57

O padre João José Bezerra, também praticante de jiu-jítsu, foi denunciado à Polícia Civil por agredir uma mulher de 62 anos durante uma missa em São Manuel, interior de São Paulo. Segundo relato da vítima, ela recebeu tapas e puxões de cabelo durante o que teria sido uma sessão de exorcismo conduzida pelo sacerdote. A investigação, que apura lesão corporal leve, foi aberta pela Delegacia Seccional de Botucatu.

De acordo com o boletim de ocorrência, a idosa participava de uma missa da novena de São Miguel Arcanjo, na qual o padre Bezerra atuava como concelebrante convidado e se apresentava como “exorcista”. Durante a celebração, a fiel teria perdido a consciência e, nesse momento, o padre a agrediu com tapas no rosto e puxões de cabelo, além de empurrá-la contra um banco da igreja. O religioso foi contido por outros fiéis e seguiu a missa.

A vítima foi levada para a Santa Casa de São Manuel, onde recebeu atendimento médico. Exames apontaram hematomas no rosto, cabeça e ombro. A mulher e sua irmã confirmaram as agressões em depoimento à polícia.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que a investigação foi concluída, com oitiva do suspeito e de testemunhas, além da análise de imagens. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal, que ainda não se manifestou.

A Arquidiocese de Botucatu informou que afastou o padre de suas funções e abriu um procedimento interno. Em nota, declarou não ter sacerdote designado como exorcista e ressaltou que esse ofício só pode ser exercido com autorização expressa do bispo. A instituição manifestou solidariedade à vítima e familiares e afirmou colaborar integralmente com as autoridades para esclarecimento do caso.

Trajetória do sacerdote

Ordenado há 17 anos, João José Bezerra era vigário paroquial do Santuário de Santa Terezinha, em Cerqueira César, até seu afastamento. Em 2023, foi vice-campeão mundial de jiu-jítsu na categoria faixa marrom master 4 (até 88 kg) da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo, competição disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com o resultado, foi graduado à faixa preta.

*Texto escrito com o auxílio do ChatGPT com informações da Agência Estado e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.