Homem é preso por operar laticínio sem licença e poluir curso d’água

Além da ausência de autorização, foram constatadas outras irregularidades ambientais em empreendimento 


Por Pâmela Costa

14/08/2025 às 09h32

Um homem de 27 anos foi preso por operar um empreendimento de fabricação de produtos laticínios sem autorização. O caso foi registrado na terça-feira (12), na Zona Rural de Antônio Carlos, próximo a divisa com Santos Dumont – cidade a menos de 50 quilômetros de Juiz de Fora.

homem-preso-laticinio-irregular-4homem-preso-laticinio-irregular-pmmghomem-preso-laticinio-irregular-pmmg.jpg2homem-preso-laticinio-irregular-pmmg.jpg3
<
>
(Foto: PMMG)

A Ouvidoria Ambiental e Agropecuária acionou a Polícia Militar do Meio Ambiente, que, ao chegar no local, identificou irregularidades para além da ausência das autorizações concedidas pelos órgãos competentes. Segundo a corporação, o empreendimento despejava efluentes provenientes da fabricação de queijos diretamente em um curso d’água, sem qualquer tipo de tratamento, provocando poluição, degradação e outros danos ambientais.

O local também tinha um armazenamento de lenha nativa, segundo apuração da polícia durante a ocorrência. Ao todo, foram apreendidos 2.000 kg de diversos queijos e 1.800 litros de leite in natura, as atividades da empresa foram suspensas. O proprietário recebeu uma autuação administrativa no valor de 15.875 UFEMG.

 

Tópicos: meio ambiente

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.