Goleiro juiz-forano é convocado para a Seleção Brasileira sub-17

Gabriel Werneck, do Flamengo, vai participar de treinamentos preparatórios para o Sul-Americano da categoria


Por Davi Sampaio

09/07/2025 às 15h59

O juiz-forano Gabriel Werneck, de 16 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17 e vai integrar a equipe em um período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis. O jovem goleiro, que defende o Flamengo, se apresenta na próxima quarta-feira (16) e permanece com a equipe até o dia 27 de julho. A preparação é voltada para a disputa do Sul-Americano da categoria, marcado para o ano que vem.

Gabriel é uma das promessas da base rubro-negra e tem trajetória consolidada no clube carioca. Ele iniciou no futsal aos 7 anos, na Escola Flamengo de Juiz de Fora, e aos 8 foi descoberto por um observador técnico do Mais Querido durante uma peneira. Desde então, fez toda a formação do sub-8 ao sub-17 no clube, se firmando como goleiro titular no futebol de campo.

“Está há oito anos no clube. Fez toda a base até o sub-17, que é a última etapa antes da transição para o profissional. Ele também jogou futsal até os 13, como é praxe no clube com os meninos que se destacam”, conta o pai, Israel Werneck.

Werneck 2
Gabriel Werneck, do Flamengo, é convocado pela Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instragram)

O garoto tem se destacado não apenas nos campeonatos nacionais, mas também em competições internacionais. Foi eleito o melhor goleiro em um torneio na Alemanha neste ano, atuando contra times como Benfica e Olympique de Marseille — e jogando, inclusive, em uma categoria acima da sua. Ele também foi campeão da Taça Guanabara sub-17 e do Campeonato Carioca nas categorias sub-13, sub-14, além de ter sido eleito o melhor goleiro no Mundialito da Espanha, quando tinha apenas 10 anos.

Com cidadania italiana, Gabriel também atrai o interesse de clubes europeus, já que pode atuar no exterior mesmo antes dos 18 anos, conta o pai, ex-jogador de Sport e Tupi. “O sentimento é de muita felicidade. A gente sabe o quanto é difícil chegar até aqui. Ele foi convocado para a Seleção Brasileira mesmo sendo um ano mais novo, o que mostra o alto nível em que está jogando. Agora é seguir em frente e continuar acreditando”, projeta Israel.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.