Vitória na última rodada garante Tupi na fase final do Mineiro; veja cenários

Galo Carijó enfrenta o União Luziense no Estádio Municipal neste sábado, às 15h


Por Davi Sampaio

07/10/2025 às 06h00

O Tupi conquistou uma vitória fundamental fora de casa ao bater o Inter de Minas por 3 a 1, no último sábado (4), em Itaúna. Com o resultado, a equipe chega a nove pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo A da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O líder é o Coimbra – que já está classificado e não joga mais – com 11 pontos, seguido do Inter de Minas, com dez. O quarto colocado, na cola do Galo Carijó, é o Novo Esporte, com oito. União Luziense, Boston City e Serranense, outros integrantes do grupo, já estão eliminados. Os três primeiros colocados ao final da primeira fase avançam ao hexagonal.

Além da vitória, o restante da rodada favoreceu o Tupi. Mesmo que o Coimbra tenha vencido o Serranense por 6 a 1 e passado o time de Juiz de Fora, o Novo Esporte perdeu para o Boston City por 3 a 2, fazendo com que o Alvinegro de Santa Terezinha fique dentro da zona de classificação.

Na última rodada dessa primeira fase, o Tupi enfrenta o União Luziense, no sábado (11), às 15h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Já o Novo Esporte duela com o Inter de Minas, em casa, no mesmo dia e horário. Enquanto isso, o Coimbra folga. Dessa forma, o Galo Carijó pode tanto terminar como líder, quanto fechar a fase inicial na quarta colocação, ficando fora do hexagonal.

Confira as possibilidades para o Tupi

– O Tupi termina na primeira colocação se vencer o União Luziense e Novo Esporte e Inter de Minas empatarem ou Novo Esporte vencer.

– O Tupi termina na segunda colocação se vencer o União Luziense e o Inter de Minas vencer o Novo Esporte.

– O Tupi termina na terceira colocação se empatar com o União Luziense e o Inter de Minas empatar ou vencer o Novo Esporte.

-O Tupi termina na quarta colocação e é eliminado se perder contra o União Luziense e o Novo Esporte empatar ou vencer o Inter de Minas; ou se empatar contra o União Luziense e o Novo Esporte vencer o Inter de Minas (nesse caso, o Novo Esporte passa o Tupi no saldo de gols).

Avaliação do técnico

Na visão do treinador Raphael Miranda, o desempenho coletivo e a maturidade da equipe foram positivos mesmo diante das dificuldades. “Fiquei muito satisfeito com o jogo que fizemos contra o Inter de Minas. Era um adversário forte, fora de casa, e nossa equipe seguiu à risca o plano de jogo, começando muito forte e buscando sair na frente, coisa que ainda não havíamos conseguido no campeonato”. O treinador lembra que, mesmo com a expulsão de Victor Gabriel e o gol sofrido logo em seguida, o Tupi manteve a concentração e o equilíbrio.

Entre os jogadores, o clima foi de comemoração e confiança, diz Juan Rocha, autor do terceiro gol. “Agradecer a Deus pela vitória e pelo gol de hoje. E mandar um recado para a torcida: sábado vamos resolver em casa. Contamos com todos vocês lá com a gente”, diz. O meia-atacante Pablo Schimaltz também ressalta a importância do resultado e o foco na classificação. “Três pontos, mas não acabou. Precisamos da classificação, vamos em busca de ganhar o jogo em casa, e contamos com o apoio da torcida para o próximo jogo”.

“Mais uma final de campeonato”

Para o próximo e último desafio da primeira fase, contra o União Luziense, o técnico do Tupi diz que já iniciou a análise do adversário. “Para identificar pontos fortes a serem neutralizados e pontos fracos a serem explorados, e montar uma equipe organizada e competitiva. Para nós não tem outra palavra que não seja final de campeonato. Só a vitória nos interessa, e isso nós iremos buscar desde o primeiro minuto”, promete Miranda.

Com experiência em competições nacionais e nas categorias de base, ele também destaca o trabalho psicológico que vem sendo feito com o grupo. “Conheço bem a forma de lidar com esses atletas. Mentalmente a equipe está muito preparada para a decisão de sábado”, explica. Segundo ele, o principal aprendizado ao longo da campanha tem sido a superação. “Tivemos muitos momentos de adversidade dentro da competição, mas a equipe não lamenta, não abaixa a cabeça, passa por cima de todas as dificuldades. Todo jogo teve suas pedras e muros no caminho, e o Tupi sempre lutou até o final”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.