“Final de Copa”: Tupi pega o Inter de Minas em busca de seguir vivo no estadual
Jogo fora de casa, nesta sexta, pode tanto eliminar o Galo Carijó quanto colocá-lo a um passo da classificação
O Tupi encara, nesta sexta-feira (3), um confronto decisivo pela Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Às 19h, em Itaúna, a equipe, que está em quarto lugar do Grupo A, enfrenta o Inter de Minas, atual líder, em busca de uma vitória para ainda sonhar com a classificação na última rodada – na qual o Galo Carijó enfrenta o União Luziense, em Juiz de Fora. A partida será transmitida pela Rede Minas na TV aberta e pelo canal da Federação Mineira de Futebol no YouTube.
No momento, o Inter de Minas tem dez pontos, seguido do Novo Esporte, com oito. O Coimbra é o terceiro, também com oito, mas só tem mais um jogo pela frente – enquanto os concorrentes têm dois. Nessa rodada, o Novo Esporte pega o Boston City longe de seus domínios, enquanto o Coimbra duela com o Serranense em casa. Os três primeiros colocados se classificam para o hexagonal. O Galo Carijó tem seis pontos.
Na visão do meia Gabriel Planta, o Tupi apresentou evolução nos treinamentos da semana. “Vai ser um jogo duro, contra o líder do campeonato, mas estamos muito bem. O torcedor pode ficar tranquilo, que a gente vai passar e classificar. No último jogo fizemos uma partida muito boa, mas o campo não ajudou. Agora é parar de dar desculpas, chegar no último terço e concluir. Só falta fazer os gols. Atacamos, tivemos posse, mas precisamos ser efetivos”, acredita.

“São 11 contra 11”
Para Gabriel, a possibilidade de decidir em casa, diante da torcida, aumenta a confiança do grupo. “Aqui em Juiz de Fora somos muito superiores e contamos com muito apoio. A importância é essa: chegar vivo e poder decidir em casa”, completa.
O atacante Mosquera também ressalta a necessidade de mais objetividade. Segundo ele, o time cria bastante, mas falta aproveitar as oportunidades. “Estamos focando muito nessa parte ofensiva, na finalização, para sermos mais letais. Vontade não vai faltar”, garante.
Sobre o adversário, Mosquera prefere não se prender a análises detalhadas. “São 11 contra 11. É só isso. Dentro de campo, vontade não vai faltar e a gente vai vencer. Se ganharmos fora, é manter os pés no chão, continuar acreditando no elenco e no trabalho da comissão técnica para confirmar a classificação em casa”.
Já o técnico Raphael Miranda reforça a importância do confronto. “Estamos preparados para uma final de Copa do Mundo. É o jogo mais importante do campeonato. Sabemos dos dois pontos que perdemos no último minuto na rodada passada, apesar da grande atuação. Isso tirou a gordura que tínhamos, mas seguimos dependendo apenas de nós. Agora, precisamos de duas vitórias para garantir a classificação. Trabalhamos muito finalização para que, nas oportunidades criadas, possamos ser efetivos”, conta.
“Vamos viver primeiro essa decisão fora de casa, contra o líder, e depois pensar no confronto em Juiz de Fora. É o jogo mais difícil da competição, mas também é um campo de qualidade, que nos dá confiança para propor o jogo. Nossa equipe tem essa característica, tanto dentro quanto fora de casa: buscar ser protagonista”, define o treinador.
Confira as possibilidades para o Tupi avançar
O Tupi passa para o hexagonal final se conquistar pelo menos 12 pontos, o que acontece em caso de duas vitórias nos jogos que restam. Nesse cenário, o time supera o Coimbra, que pode chegar no máximo a 11 pontos, e ainda ultrapassa o Novo Esporte caso o adversário não vença as duas partidas.
Com dez pontos, resultado de uma vitória e um empate, o Tupi precisa torcer para que o Coimbra não vença seu jogo ou para que o Novo Esporte some no máximo um ponto.
Se terminar com nove, o Galo Carijó avança apenas se o Coimbra somar no máximo mais um ponto nos dois últimos jogos ou se o Novo Esporte não pontuar.
Já com oito pontos ou menos – sem vencer nas rodadas finais – o Tupi não tem chances de classificação, já que Coimbra e Novo Esporte partem de dessa pontuação e não seriam ultrapassados no número de vitórias – uma do alvinegro contra duas dos adversários – primeiro critério de desempate.
Ou seja, se Coimbra e Novo Esporte vencerem seus próximos compromissos, e o Galo Carijó tropeçar, está eliminado da competição.
Ver essa foto no Instagram
Tópicos: campeonato mineiro / tupi