Foragido ligado à facção CV é preso pela PM em frente a shopping

Suspeito foi abordado e imobilizado em via pública, chamando a atenção de quem passava pela região da Praça Clodesmidt Riani


Por Sandra Zanella

03/10/2025 às 16h57

Um homem, de 36 anos, que era um dos alvos da Operação Ícaro – deflagrada nesta semana para prender suspeitos ligados à facção criminosa Comando Vermelho -, foi preso pela Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (3), em frente ao Santa Cruz Shopping, no Centro de Juiz de Fora. A ação, deflagrada em conjunto por militares do 2º e do 27º batalhões, chamou a atenção de pedestres e motoristas que passavam pela região da Praça Clodesmidt Riani, já que o envolvido foi imobilizado e algemado no chão em via pública, por volta das 10h, após receber ordens para desembarcar de um automóvel interceptado na Rua Jarbas de Lery Santos.

De acordo com a PM, a equipe de inteligência estava monitorando as movimentações do homem, considerado foragido da Justiça, já que havia mandado de prisão em aberto contra ele. Nesta sexta, os militares identificaram que o possível veículo usado pelo suspeito estava em trânsito pelo Bairro Mariano Procópio, Zona Nordeste, em direção à região Central.

“As informações foram repassadas em tempo real pela rede de rádio, possibilitando a rápida ação das viaturas da área, que realizaram a abordagem e efetivaram a prisão”, detalhou a PM. A corporação também levantou indícios de clonagem do carro usado pelo homem. A suspeita será investigada.

Lima Duarte foi alvo principal da manobra contra facção

Na deflagração da Operação Ícaro, na última quarta, 18 pessoas foram presas. A ação visou a desarticular uma célula ligada à facção Comando Vermelho que buscava expandir suas atividades para o interior mineiro. A manobra foi desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Justiça de Lima Duarte, em conjunto com a PM e outras forças policiais do Estado.

Ao todo, foram expedidos pelo Juízo da Comarca de Lima Duarte 20 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão, cumpridos em Juiz de Fora e outras nove cidades: Astolfo Dutra, Bicas, Coronel Pacheco, Mercês, Muriaé, Pedro Teixeira, Piraúba, Três Corações e Lima Duarte, que foi o foco central da operação. Os suspeitos são investigados por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio, tortura, lesão corporal e ameaça. O grupo ainda estaria usando estratégias como intimidação para fortalecer a presença da facção em pontos estratégicos, para expansão do CV na Zona da Mata.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.