Loja de artesanatos é arrombada durante a madrugada em Ibitipoca

PM esteve no local e registrou ocorrência de dano; objetos foram quebrados, mas nada foi furtado


Por Sandra Zanella

06/10/2025 às 16h00- Atualizada 06/10/2025 às 16h40

posto policial Ibitipoca Leonardo Costa
Reabertura do posto policial, desativado desde 2016, é uma reivindicação da comunidade (Foto: Leonardo Costa)

Uma loja de artesanatos foi arrombada, na madrugada desse domingo (5), na vila de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte e famoso destino turístico situado a cerca de 80 quilômetros de Juiz de Fora. De acordo com informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a comerciante, de 34 anos, chegou pela manhã ao local, que também funciona como estúdio de tatuagem, e percebeu que a porta de entrada estava danificada.

Ao checar câmeras de segurança do entorno, a vítima descobriu que um veículo branco modelo SUV parou em frente ao estabelecimento, por volta das 2h20. Um ocupante teria desembarcado e seguido até a loja, mas saiu correndo e entrou novamente no carro após um estrondo, que teria sido ocasionado pela queda da porta. O local fica próximo à Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Além da porta danificada, a comerciante constatou que dois quadros e alguns artesanatos estavam quebrados. Um suspeito, com quem a vítima já teria tido atrito no passado, foi apontado, mas ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Posto policial de Ibitipoca está desativado desde 2016

A cada ocorrência registrada no distrito de Conceição do Ibitipoca voltam à tona as questões de sensação de insegurança vivenciadas pelos moradores e turistas, desde a desativação do posto policial, que fica na entrada da vila, em 2016. Mesmo abrigando o Parque Estadual do Ibitipoca, considerado a terceira Unidade de Conservação mais visitada do país, a PM aponta que não há previsão para reativação da sede.

Segundo o tenente da PM Oldair Paiva, responsável pelo policiamento naquela região, a reativação do posto é uma reivindicação constante da comunidade, mas sem viabilidade. “A situação de indisponibilidade de efetivo ainda não permitiu remanejar um efetivo específico para atendimento no distrito.” Ele pondera que, mesmo com o posto desativado em Ibitipoca, os atendimentos são feitos pela PM, mediante acionamento via 190. No caso específico desse final de semana, o tenente confirmou que a PM esteve no local e registrou a ocorrência de dano.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.