‘Fuxico’ costura textos de escritores e músicos brasileiros na Praça CEU
As apresentações de “Fuxico”, do Esquadros Grupo Artístico Temporário, acontecem na sexta-feira, sábado e domingo
O espetáculo “Fuxico” está com uma temporada de apresentações em Juiz de Fora. Essa é a primeira produção do Esquadros Grupo Artístico Temporário, e traz para os palcos uma mescla de teatro, música e literatura, com textos de escritores e músicos brasileiros. A Praça CEU está recebendo as apresentações na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (27), às 19h30, com venda de ingressos on-line e desconto especial para pessoas com idade igual ou maior que 60 (mediante apresentação de documento de identificação).
O elenco conta com Andrea Ventura, Carlinha Assis, Adriana Pereira Paes e Toninho Dutra, sendo que o último faz a concepção, dramaturgia e direção de “Fuxico”. Além disso, traz textos de outros integrantes para a produção e insere escritos de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, James Thurber e Cora Coralina, assim como sucessos de Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Gilberto Gil.
A apresentação é dividida em quadros, sendo eles prólogo, primeiro ato, segundo ato, terceiro ato e epílogo. De acordo com Toninho Dutra, que assina o texto, a peça foi construída em uma estrutura clássica, que vai tendo subversões ao longo do espetáculo. “Trata-se de uma grande bricolagem. No aspecto dramatúrgico, traz fragmentos literários e textos na íntegra de vários escritores e poetas, além de outros, criados pelos artistas do grupo. Quanto à construção da plástica cênica, a proposta foi reaproveitar materiais e objetos na idealização e confecção de cenários e figurinos”, diz.
A classificação indicativa de “Fuxico” é livre para todas as idades, e os elementos cênicos foram pensados justamente para ajudar a contar essa história. O grupo de quatro amigos artistas que compõem o elenco se reencontram neste trabalho, que também reuniu diversos trabalhadores da cultura de Juiz de Fora.