Museu Histórico Municipal de Paracatu é restaurado e reinaugurado

Equipamento da cidade no noroeste de Minas Gerais conta com nova expografia


Por Cecília Itaborahy

14/11/2024 às 11h31- Atualizada 14/11/2024 às 12h03

Museu Histórico Municipal de Paracatu
Casarão passou por um processo de revitalização que durou cerca de sete meses (Foto: Francisco Luz/Semente)

Paracatu, cidade no noroeste de Minas Gerais, teve seu Museu Histórico Municipal restaurado e foi reinaugurado nesta semana. Principal cidade entre Belo Horizonte e o Distrito Federal, o município tem cerca de 94 mil habitantes e 226 anos de fundação, que são preservados no casarão histórico.

Uma nova expografia pode ser conferida no equipamento. Ela foi repensada em relação ao acervo anterior do museu. A exposição é permanente e, de maneira dinâmica, o público consegue acompanhar a história de Paracatu com interatividade e novos recursos audiovisuais. Além disso, há uma maior valorização dos povos quilombolas e dos povos originários, essenciais para a história do lugar, desde sua fundação. É possível ainda conhecer a histórias do esporte, da economia local, documentos raros e fotografias inéditas.

O Museu do Bordado, também tradicional na cidade, foi integrado ao Museu Histórico Municipal de Paracatu, agora fazendo parte do fluxo de visitação, permitindo uma experiência mais completa e contínua pela cultura da cidade.

Para que haja uma melhor conservação do acervo e dos objetos que não estão em exibição, o casarão conta com uma reserva técnica. Novos equipamentos foram instalados com o intuito de apoiar as atividades culturais e educativas, ampliando as oportunidades de aprendizado e engajamento com a história local.

Processo de restauração

O Museu Histórico Municipal de Paracatu passou por um processo de restauração e revitalização que durou cerca de sete meses. O trabalho foi realizado pela Associação dos Amigos da Cultura de Paracatu (AACP), em parceria com a Prefeitura de Paracatu, da Fundação Municipal Casa de Cultura e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio do projeto Semente. O total investido nas obras foi de R$ 647.413,17, com o intuito de tornar o museu um espaço cultural mais moderno, acessível e representativo da história local.

Funcionamento do Museu Histórico Municipal de Paracatu

O Museu Histórico Municipal de Paracatu funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. É preciso agendar previamente as visitas, por meio deste site.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.