Mostra que conta a história da arte em Juiz de Fora é prorrogada
Exposição ‘Coleções conectadas II’ apresenta 60 trabalhos de artistas consagrados até o dia 11 de setembro

A mostra “Coleções conectadas II” prorrogou o período de exibição. Antes prevista para encerra no sábado (6), agora ela segue em cartaz até o dia 11 de setembro no RH Espaço Arte.
Reunindo 32 artistas, a exposição traça um panorama da produção local e reafirma a relevância da cidade no cenário nacional.
A seleção apresenta 60 obras em diferentes técnicas: óleo sobre tela, técnica mista, aquarelas e objetos. O recorte vai de uma pintura datada de 1891, assinada por Hipólito Caron, a produções contemporâneas do século 21. Nesse percurso, a mostra evidencia a transição das artes plásticas do academicismo à modernidade, período em que Juiz de Fora consolidou uma cena própria.
Estão representados nomes fundamentais da história da arte juiz-forana, como Américo Rodrigues, Heitor de Alencar, Guima, Édson Mota, Arlindo Daibert, Dnar Rocha, Leonino Leão, Carlos e Fani Bracher, César Brandão, Eliardo França e Roberto Vieira. Para o curador e historiador André Colombo, além do caráter retrospectivo, a mostra também fortalece laços entre colecionadores da cidade, viabilizada pela parceria com “aficionados pela memória artística”.
Outro aspecto que se destaca é a possibilidade de aquisição das obras. Algumas peças estão disponíveis para compra, permitindo que circulem e ganhem novos espaços.
Serviço
- Mostra Coleções Conectadas II
- Data: Em cartaz até 6 de setembro
- Local: RH Espaço Arte – Alameda Engenheiro Gentil Forn, 1805, Morro do Cristo (no segundo piso)
- Horários: Segunda a sexta, das 13h às 19h | Sábado, das 8h30 às 12h30