Romeiros percorrem 296 km na ‘caminhada da fé’ até o Santuário de Aparecida
Empreitada reúne 93 fiéis de Juiz de Fora e região em peregrinação de dez dias

Um grupo de 93 fiéis de Juiz de Fora e região concluiu, na tarde de terça-feira (29), uma peregrinação de dez dias até o Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, no interior de São Paulo. A caminhada, conhecida como ‘Caminhada da Fé’, percorreu 296 quilômetros e acontece anualmente, em meados de julho.
Segundo a coordenadora do grupo, a pedagoga Miriam Brandão, o objetivo do percurso é unir fé, simplicidade e superação. “Percebemos como a simplicidade da vida e a fé na superação são importantes no nosso caminho. Associamos os dez dias de caminhada à vida: desapego, companheirismo, compartilhamento, doação e carinho. Tudo isso é fundamental no nosso dia a dia”, afirmou.
Os romeiros iniciavam a jornada diariamente às 4h, após acordarem às 3h e rezarem o terço. A média percorrida foi de 32 quilômetros por dia. Para apoio, havia uma equipe formada por quatro pessoas e dois veículos.
No trajeto, os participantes foram recebidos por comunidades religiosas que cederam casas, escolas e igrejas para hospedagem e alimentação. Em Santa Bárbara do Monte Verde, no segundo dia, a Paróquia Santa Bárbara acolheu o grupo para oração e confraternização. “As comunidades são muito receptivas porque sabem que quem está peregrinando busca um encontro com Nossa Senhora. Há uma acolhida calorosa e cheia de carinho”, disse Miriam.
Da promessa ao grupo de romeiros da Zona da Mata
A tradição começou com cinco amigos que, após cumprirem uma promessa, decidiram ir ao Santuário agradecer. Desde 2016, outros fiéis se juntaram e as caminhadas passaram a variar entre dez e 30 dias de duração.
Durante a pandemia, o grupo adquiriu um ônibus com recursos de rifas. O veículo acompanha o trajeto, parando a cada cinco quilômetros para oferecer água, frutas e apoio. Após o término da caminhada, outros ônibus fretados fazem o transporte de retorno.
Neste sábado (2), haverá uma nova peregrinação, partindo de Chácara, na região da Área de Água Santa. Em setembro, os integrantes planejam viajar para Portugal e Espanha, onde pretendem percorrer 610 quilômetros no Caminho Português de Santiago de Compostela, partindo de Lisboa, durante 30 dias.
Para Miriam, além da religiosidade, a experiência é uma oportunidade de reconexão pessoal: “Eu costumo dizer que é um investimento em nós mesmos, tanto no lado físico e humano, quanto no espiritual”, concluiu.