Vacinação no Espaço Cidadão tem boa adesão do público; confira o calendário desta semana
População fez fila pra receber a dose contra Covid-19 nesta segunda-feira
A vacinação contra Covid-19 segue sendo realizada em Juiz de Fora durante a última semana de 2021. A Tribuna flagrou, na tarde desta segunda-feira (27), uma longa fila no Espaço Cidade, que substituiu o PAM-Marechal como ponto de vacinação desde a última quarta-feira (22). No local ocorre a aplicação das primeiras, segundas e terceiras doses contra a Covid-19.
Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o novo ponto de vacinação teve rápida adesão do público, e a aplicação das doses segue de forma intensa. A pasta ainda afirmou que o posto tem recebido muitas pessoas à procura da segunda dose e, principalmente, da dose de reforço.
Conforme a PJF, as primeiras e segundas doses de AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, serão disponibilizadas durante a próxima semana.
Atualmente, a segunda aplicação da Janssen é destinada para aqueles que receberam a primeira dose desse imunizante em 14 de julho ou antes. Já o intervalo entre primeira e a segunda aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da segunda dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses. Portanto, todos os que receberam a segunda dose no dia 27 de agosto ou antes podem tomar a vacina de reforço.
A Prefeitura ressalta que aquelas pessoas, a partir de 12 anos, que, por qualquer motivo, ainda não tenham sido vacinadas, podem receber a dose inicial em qualquer um dos 47 pontos de imunização.
A vacinação acontece nas dez UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em outras 35 unidades, das 8h às 11h, no Espaço Cidade, das 14h às 20h, e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h, local em que a imunização é exclusiva para o público de 60 anos ou mais.
Imunização segue ao longo desta semana
A imunização contra a Covid-19 em Juiz de Fora segue nesta terça-feira (28) em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Município continua disponibilizando as doses normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Espaço Cidade e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) – exclusivamente para idosos.
O Município tem aplicado a segunda dose da Janssen. Nesta terça-feira, o calendário contempla quem recebeu a dose inicial de Janssen até 15 de julho ou data anterior. As vacinas da Janssen estão disponíveis no Espaço Cidade (das 14h às 20h) e nas dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Já a segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Na terça, devem vacinar aqueles cuja data de retorno indica 28 de dezembro. O Espaço Cidade e as dez UBSs referência disponibilizam a segunda dose de AstraZeneca.
A aplicação da segunda dose da Coronavac também segue a data descrita no cartão de vacina. O Espaço Cidade e as dez UBSs referência oferecem a segunda dose de AstraZeneca para este público.
Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até 7 de dezembro pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose nesta terça. O Espaço Cidade, as dez UBSs referência e outras 35 UBSs (das 8h às 11h) disponibilizam a segunda dose do imunizante.
Reforço
As doses de reforço são destinadas às pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda há, pelo menos, quatro meses. A aplicação acontece nas dez UBSs referência, em outras 35 UBSs e no Espaço Cidade. Os idosos que vão receber primeira, segunda dose ou reforço, além destes locais, podem ser vacinados no DSI, das 8h às 11h. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber o reforço. Este público pode ser vacinado no Espaço Cidade, nas dez UBSs referência e nas demais UBSs. As primeiras doses das vacinas continuam sendo ofertadas.
Documentação
As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes, que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento.
As pessoas que vão receber a segunda dose ou reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Já os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.
A Prefeitura reforça o pedido para todos que vão ser vacinados levem, impressa e preenchida, a ficha de vacinação, cujo modelo está disponível no site da PJF, facilitando a triagem e agilizando o processo de vacinação.
Tópicos: coronavírus / vacina