Dois homens são mortos a tiros na Vila Olavo Costa
Bairro será o primeiro a receber o programa estadual de prevenção a homicídios Fica Vivo. Duplo assassinato foi registrado na tarde de sábado, e dois suspeitos já foram identificados
Após ficar quase um mês sem registrar homicídios, Juiz de Fora teve um fim de semana violento, com dois homens assassinados e um terceiro baleado. As ocorrências foram atendidas pela Polícia Militar entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo (25). O primeiro caso aconteceu na Vila Olavo Costa, Zona Sudeste. Elder Luiz Diogenes Justino, 26 anos, e Washington dos Reis, 38, foram executados a tiros, em plena luz do dia, por volta das 16h30, na Rua Hortogamini dos Reis, mesma via onde moravam. Os disparos teriam partido de um carro ocupado por dois criminosos. Quando a PM chegou ao local, Washington estava caído em via pública com três perfurações à bala, e Elder foi encontrado no interior de um bar, com marcas de oito tiros. O Samu confirmou os óbitos.
O crime violento aconteceu no primeiro bairro a receber o programa estadual de prevenção a homicídios Fica Vivo, voltado para jovens entre 12 e 24 anos. Como a Tribuna mostrou em janeiro na série de reportagens “Vidas perdidas – um raio X dos homicídios em JF”, 46 pessoas foram executadas somente na Olavo Costa entre 2012 e 2017. Somando o entorno com as vilas Ideal, Ozanan e o Bairro Furtado de Menezes, os óbitos chegaram a 86, mais de um décimo do total de assassinatos contabilizados em todo o município no mesmo período. As recentes mortes reforçam a necessidade de uma atenção especial ao bairro, marcado pela violência.
Desta vez, ninguém foi preso, mas militares realizaram buscas nas imediações e encontraram o Gol branco que teria sido usado na ação criminosa. O veículo estava abandonado em via pública no Bairro Granjas Primavera, próximo à Vila Ideal, na mesma região. Populares disseram que o motorista teria saído correndo. O carro estava em nome de uma locadora e foi removido por um guincho.
A perícia da Polícia Civil esteve no local do crime e efetuou os levantamentos de praxe. Dez cápsulas e dois projéteis de arma de fogo foram recolhidos. Os corpos foram levados para necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Segundo o delegado de Homicídios, Rodrigo Rolli, as apurações já estão avançadas. Os investigadores estiveram no bairro nesta segunda, e dois suspeitos já estão identificados. A motivação estaria ligada ao tráfico de drogas. Rolli destacou que esses foram os primeiros assassinatos registrados este mês na cidade.
No Bairro Industrial
A tentativa de homicídio registrada no fim de semana aconteceu no início da madrugada de domingo (25) no Bairro Industrial, na Zona Norte. Quando a polícia chegou à Rua Eliza de Araújo Braga, o jovem alvejado, 19, estava sentado na calçada, ensanguentado e sendo amparado pela namorada, 18. A mulher relatou aos militares que estavam em casa, quando uma pessoa bateu à porta. O rapaz atendeu e, na sequência, saiu da residência junto com esta pessoa. A namorada permaneceu no interior do apartamento e, após alguns instantes, escutou dois estampidos, percebendo que o namorado havia sido baleado.
O jovem foi socorrido pelo Samu e levado para o HPS, onde deu entrada no centro cirúrgico, com tiros na região do pescoço e no maxilar. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o paciente permaneceu internado na sala de urgência nesta segunda-feira (26), entubado e em estado grave, porém estável. Nenhum suspeito foi localizado. O crime também será investigado pela Polícia Civil.