Disque-coronavírus começa a funcionar em Juiz de Fora
Parceira da Prefeitura e da UFJF disponibiliza atendimento por telefone e pela internet
Nesta quinta-feira (23) começou a funcionar o sistema de atendimento Disque-coronavírus, resultado de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O programa tem como objetivo esclarecer dúvidas em relação à Covid-19, orientando os usuários sobre como proceder em caso de suspeita da doença. O atendimento é gratuito e pode ser realizado pelo telefone (32) 3512-0768 ou pela plataforma Busco-Saúde.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Juiz de Fora, o serviço ajuda a evitar o atendimento hospitalar sem necessidade na cidade. A UFJF participou da integração do sistema e também da capacitação e treinamento dos profissionais de saúde envolvidos na plataforma.
Como funciona
O usuário dos serviços será recepcionado por um atendente virtual. Por meio deste contato, seguindo as orientações dadas pelo atendente, o usuário fará um auto-diagnóstico para saber se os sintomas se encaixam com os da Covid-19. Caso seja confirmado como suspeito para a doença, o usuário será redirecionado para falar com um dos profissionais da saúde participantes do serviço. Atualmente, 15 profissionais estão realizando os atendimentos. Esse número pode aumentar de acordo com a demanda.
Em casos, leve o atendimento indica que a pessoa fique em casa e siga as orientações de segurança. Se persistirem os sintomas ou se o usuário for diagnosticado como caso grave, é recomendado o atendimento hospitalar.
Através do Disque-coronavírus também é possível se informar sobre questões relacionadas ao vírus, como sintomas, meios de transmissão, prevenção, orientações sobre o uso de máscaras e como é feito o diagnóstico da Covid-19.
Tópicos: coronavírus