Bombeiros e Defesa Civil orientam a população durante tempo seco e quente

Órgãos trabalham em ações para prevenção de incêndios e cuidados com a saúde


Por Fernanda Castilho

22/08/2025 às 18h52

A volta dos dias mais quentes junto à baixa umidade do ar e às rajadas de vento levaram a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a emitir um alerta de risco elevado de incêndios florestais em diferentes regiões do estado. Em Juiz de Fora, contudo, mesmo com o tempo seco, o retorno de altas temperaturas e a umidade do ar abaixo do ideal, a Defesa Civil informou que, no momento, não emitirá um alerta de risco para o município.

Por outro lado, é importante que a população esteja atenta às possíveis consequências do tempo quente e seco, tanto pra a saúde quanto ambientais. Como ressaltado pelo órgão, o mês de agosto é mais crítico para a ocorrência de queimadas, e a orientação é para que se evite qualquer prática de fogo em terrenos.

A Defesa Civil informou que promove a campanha de prevenção “Queimada Mata”, uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros, a Fiscalização de Posturas e a Fiscalização Ambiental, em que são realizadas vistorias em lotes vagos para identificar áreas propensas a queimadas. A campanha também mantém canal aberto para denúncias de terrenos que necessitam manutenção; para isso, basta enviar mensagem para o WhatsApp (32) 3690-8346.

De acordo com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, a corporação trabalha na Operação Alerta Verde, criada para monitorar, prevenir e preparar para o combate a incêndios em vegetações. Dentre as ações dos agentes para o período de estiagem, estão o patrulhamento às áreas de risco, as ações educativas voltadas à população e o emprego de viaturas específicas para resposta rápida.

Sobre a questão da agilidade da assistência, a operação tem se concentrado na preparação para providenciar respostas rápidas às situações emergenciais. “Para isso, os militares das seções administrativas estão cumprindo expediente diferenciado de modo a reforçar as alas operacionais e o batalhão ainda está contando com uma guarnição específica para incêndios.”

Dicas de prevenção 

  • Mantenha-se hidratado e evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, período de maior calor e baixa umidade do ar; 
  • Use toalhas molhadas, baldes com água ou umidificadores para ajudar a umidificar os ambientes; 
  • Higienize as narinas com soro fisiológico diariamente para prevenir o ressecamento das vias respiratórias; 
  • Aplique hidratantes corporais e protetor labial para evitar ressecamento da pele e dos lábios;
  • Redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, que são mais suscetíveis aos efeitos do tempo seco;
  • Não solte balões nem realize queimadas, pois o risco de incêndios aumenta significativamente neste período;
  • Evite usar fogo para limpeza de terrenos ou práticas agrícolas;
  • Não descarte bitucas de cigarro em áreas com vegetação.

 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.