Juiz de Fora recebe kits para implantação de exame que vai substituir Papanicolau no SUS
Teste será distribuído nas UBSs e deve substituir gradualmente o Papanicolau

A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora recebeu, na sexta-feira (15), 300 unidades do Kit Coleta Cellpreserv, que permitirá a implantação do exame molecular DNA-HPV no município. O teste identifica a presença do vírus antes do surgimento de alterações celulares que podem evoluir para câncer do colo do útero.
A iniciativa integra um programa do Ministério da Saúde que contempla 12 estados brasileiros. Em Minas Gerais, foram incluídas Juiz de Fora e Uberaba. A entrega dos materiais foi realizada pelo assessor do Ministério da Saúde, Daniel Sucupira, e os kits serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
No Sistema Único de Saúde (SUS), o exame DNA-HPV substituirá progressivamente o Papanicolau, método atualmente utilizado para rastreamento. Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo procedimento é considerado mais eficiente na prevenção de casos e mortes por câncer cervical, por identificar precocemente a infecção pelo vírus.
A diretriz também modifica o fluxo de encaminhamentos. Pacientes com resultado positivo para os tipos HPV 16 ou 18 – responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais invasivos – serão encaminhadas diretamente para colposcopia, exame que analisa o colo do útero, a vagina e a vulva, mesmo quando não houver alterações no exame oncológico complementar.
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe