Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Abacaxi, camarão e queijo: dá certo, sim

Célio Ribeiro ensina receita de abacaxi com camarão que, de acordo com ele, agrada a todos


Por Ceília Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

30/04/2021 às 07h00

Depois de 14 anos trabalhando como gerente de posto de gasolina, Celinho viu que gosta mesmo é da cozinha

Se puxar bem as lembranças, logo descobre-se que é a memória afetiva que comanda nosso gosto pela comida. Ela é responsável por atiçar momentos únicos e, na hora, sabe-se o que é agradável ou não. Célio Ribeiro tem um pouco disso e conta que é pela lembrança do cheiro do tempero do feijão da mãe dele que consegue saber se a comida está boa ou não, sem nem precisar experimentar. Ele foi aprendendo a cozinhar “no olho” mesmo, apesar de já ter feito um curso de preparo de comida japonesa, mas tudo o que inventa e recria tira da cabeça, como é o caso do camarão com abacaxi: “eu gosto é de criar, e tudo está na minha cabeça. Às vezes eu até sonho com um prato, faço e dá certo”, comenta.

A ideia de ter um restaurante, no caso, a Cabana do Celinho, só surgiu depois de um bom tempo. Na verdade, ele passou 14 anos trabalhando como gerente de posto de gasolina. Depois, então, teve essa vontade e foi, com a cara e com a coragem, buscar uma nova perspectiva de vida. Mas as memórias de sua infância nunca o abandonaram, e isso foi o motor que ele encontrou para entrar no mundo gastronômico. “Minhas origens não saíram da minha cabeça, sempre me vem imagem de bons momentos; os ruins eu esqueci mesmo”, diz, rindo. Só depois ele foi sentir que, na verdade, essa aptidão estava no sangue e que o lugar onde ele realmente se sente bem é na cozinha.

Com o tempo, Celinho, como é conhecido, foi aprimorando suas técnicas, sempre baseado no que sentia e experimentava. Até porque, de acordo com ele, se procurar em seu restaurante, ou até na sua casa, um caderno de receita, não vai achar. Por isso, comenta que, se perder a memória, para de cozinhar. Além disso, acrescenta que acredita muito no seu paladar: “o sabor que é bom para mim, é bom para você também”.

O conteúdo continua após o anúncio

Na Cabana do Celinho, é ele quem finaliza todos os pratos. E afirma que todos são diferentes, já que vê a cozinha como um movimento ininterrupto, de construção diária e, consequentemente, transformação. Sobre o prato da vez, o camarão com abacaxi, feito todo com temperos naturais, na boca é uma explosão de sabores. São várias camadas que, em cada uma delas, um ingrediente chama atenção, ora o abacaxi, ora o queijo, ora o camarão, com alternância entre doce e salgado. Aliás, ótima pedida para sair do convencional e inovar no almoço do fim de semana. O segredo é básico: escolher produtos frescos, generosos e nada de tempero artificial.

Abacaxi com camarãoabacaxi com camarão

Por Celinho Ribeiro

Ingredientes:
1 abacaxi grande
200g cream cheese
540g de camarões grandes
1 cebola moída
Açafrão a gosto
Coentro a gosto
Azeite a gosto
Queijo ralado

Modo de preparo:
Primeiro, prepare os camarões na frigideira com azeite, uma pitada de açafrão e de coentro e a cebola moída. Reserve. Tire toda a polpa do abacaxi e reserve. Espalhe uma camada de cream cheese no abacaxi e coloque os camarões prontos. Depois, finalize com mais uma camada de cream cheese, o queijo ralado e os cubos da polpa do abacaxi. Deixe gratinando no forno a 150 graus até dourar.

Leia também: ‘Quintal de casa’: gostinho de sexta-feira à noite

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia