WhatsApp vai deixar trocar número de telefone por nome de usuário

Usuário poderá informar apenas seu nome no aplicativo quando quiser compartilhar seu contato com alguém


Por Sabrina Brito, da Agência Estado

24/08/2024 às 11h53- Atualizada 24/08/2024 às 11h57

Whatsapp celulares pewels
Foto: Pexels

O WhatsApp está trabalhando com o teste de um novo recurso para Android que permitirá que as pessoas associem um nome de usuário a um número de telefone. Dessa forma, uma pessoa poderá informar apenas seu nome no aplicativo quando quiser compartilhar seu contato com alguém.

A ideia, assim como em várias atualizações do WhatsApp, é acrescentar uma camada de privacidade às contas de seus usuários. Isso porque, com a novidade, não será preciso passar o seu telefone a pessoas desconhecidas, por exemplo.

Essa possibilidade já era real em aplicativos como o Telegram, chegando somente agora ao WhatsApp.

De acordo com o site WABetaInfo, conhecido por dar informações ligadas a versões de teste do WhatsApp, os perfis que já iniciaram uma conversa ainda poderão ver o seu número dentro do mensageiro. No entanto, será permitido filtrar essa informação em novas conversas, de forma que, nelas, apenas a visualização do nome do usuário será possível.

PIN para criar conversa no Whatsapp

Outra ferramenta que está em estágio de teste é o PIN para criar uma conversa com determinado usuário a partir de seu nome.

A ideia é bastante simples. Funciona assim: ao escolher o nome de usuário, você terá a oportunidade de associar a ele uma senha de quatro dígitos. Desse modo, para que alguém possa enviar uma mensagem ao seu usuário, ele terá que digitar o PIN.

A senha não poderá ser igual ao código utilizado na verificação de duas etapas, em mais uma oportunidade para proteger a conta do usuário.

Além disso, o pedido do PIN não será aplicado a pessoas com quem já se tem uma conversa no app. Afinal, essas pessoas já têm acesso ao seu contato.

Recentemente, o WhatsApp tem colocado em prática diversos mecanismos cujo objetivo é proteger o seu usuário. Exemplo disso é a possibilidade, ainda em teste, de se bloquear mensagens de remetentes desconhecidos.

Quando essa opção está ativada, a plataforma impede o recebimento de mensagens que foram enviadas por um número desconhecido e em alto volume. A meta é evitar o envio de spam pelo aplicativo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.