IPI é zerado para carros sustentáveis e aumenta para outros modelos

Nova política reduz imposto de veículos com menor emissão e eleva tributo para utilitários e esportivos a combustão


Por Agência Estado

25/07/2025 às 17h37

Com a publicação do decreto do Carro Sustentável, o Governo federal zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos com alta eficiência energética e ambiental produzidos no Brasil. Como resultado, já há redução de preços entre R$ 8 mil e R$ 13 mil, a depender da marca e do modelo.

Em contrapartida, veículos com menor eficiência energética, como SUVs e picapes movidos a diesel, passarão a ser mais onerados. De acordo com as regras do programa Mover e da nova política do IPI verde, esses modelos terão aumento no imposto. No caso específico dos veículos a diesel, a alíquota subirá de 6,3% para 18,3%.

Segundo a tabela divulgada pelo Governo, o IPI verde será aplicado em faixas, levando em conta fatores como o tipo de motorização e o nível de emissão de CO₂. Modelos elétricos e híbridos flex plug-in (PHEV), por exemplo, serão os mais beneficiados, enquanto veículos 100% a diesel pagarão a alíquota mais alta, com acréscimo de 12 pontos percentuais.

A alíquota base do novo IPI é de 6,3% para automóveis e de 3,9% para picapes e veículos comerciais leves. Entretanto, para os modelos que se enquadram nos critérios do Carro Sustentável — como produção nacional e emissões de até 83g/km de CO₂ — o imposto será zerado.

Veículos híbridos recarregáveis flex (PHEV) terão redução de dois pontos percentuais na alíquota, o que significa pagamento de 4,3% em vez dos 6,3% padrão. Com isso, os maiores favorecidos pelas novas regras são os modelos eletrificados e com motores flex. Por outro lado, os mais penalizados serão os modelos puramente a combustão. Um sedã importado a gasolina, por exemplo, passará a pagar IPI de 12,8%.

Outro critério que influencia a alíquota é a potência do motor. Para manter o benefício do IPI zerado, o carro deve ter potência de até 115 cv. Veículos com motores mais potentes serão gradualmente mais tributados. No caso de utilitários a diesel com mais de 143 cv (105 kW), haverá acréscimos adicionais. Um SUV com motor de 200 cv, como Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport ou Toyota SW4, poderá ter IPI de até 19,8%, somando os 12 p.p. referentes ao tipo de combustível com mais 1,5 p.p. por potência.

Critérios ambientais complementares, como a capacidade de reciclagem das peças, poderão atenuar parcialmente os aumentos, mas sem eliminar os impactos no preço final dos modelos mais poluentes ou potentes.

O IPI também será elevado em 3 pontos percentuais para veículos com motores acima de 394 cv, atingindo diretamente modelos esportivos a gasolina. A nova tabela do IPI verde está prevista para entrar em vigor na primeira quinzena de outubro.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe.

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