Cineclube estreia em Sarandira neste sábado

Sessão inaugural homenageia personagem icônica do distrito


Por Tribuna

22/01/2025 às 14h49

cineclube sarandira
(Foto: Divulgação)

Acontece, na praça central do distrito de Sarandira, neste sábado (25), às 19h, a inauguração do Cineclube Sarandira. As sessões serão mensais. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) e conta com apoio institucional da Prefeitura de Juiz de Fora por meio da Funalfa. O objetivo é garantir acessibilidade cultural ao distrito por meio de sessões de cinema, oficinas e debates sobre temas essenciais na sociedade moderna, com a presença de diretores de cinema, artistas e especialistas que irão debater, uma vez por mês, o tema exibido nos filmes.

Na sessão de inauguração, o Cineclube Sarandira irá prestar homenagem à Dona Terezinha – personagem icônica do distrito – que morreu neste ano. Sua história é contada no filme “Resguardo”, dos diretores Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo e produzido pela Inhamis de Juiz de Fora. O evento acontece no Salão Comunitário de Sarandira.

A criação de um cineclube em Sarandira desempenha papel significativo na promoção da cultura, formação de público, na educação, no diálogo social, além de trazer temas de importância para reflexão. O projeto visa contribuir em um processo de acessibilidade da arte para os habitantes do distrito, que muitas vezes não têm alcance ao cinema nas áreas centrais de Juiz de Fora. Filmes independentes de realizadores juiz-foranos e de outros territórios estarão em evidência no cineclube. 

A produção cultural é de Léo Matias em parceria com a Associação Carabina Cultural e a curadoria é de responsabilidade dos cineastas Carlos Canela e Suzana Markus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.