UFV lança processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais

80 vagas serão ofertadas para pessoas com 60 anos ou mais; inscrições estão abertas


Por Tribuna

11/11/2024 às 15h34

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou um novo processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, visando a oferecer acesso à educação superior para esse público. A iniciativa disponibilizará vagas ociosas nos cursos de graduação dos três campi. Os interessados devem ter concluído o ensino médio e ter completado 60 anos até o início de 2025. Na primeira edição, mais de 80 vagas serão ofertadas.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de novembro, sendo realizadas exclusivamente pelo site da UFV . A seleção consiste em uma prova de redação em língua portuguesa, que será aplicada em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, no dia 15 de dezembro, das 9h às 12h.

Segundo Cristiane Aparecida Baquim, pró-reitora de Ensino da UFV, o processo é uma resposta à necessidade de incluir um público que deseja retomar ou iniciar sua trajetória acadêmica. “Mas que pode estar longe dos bancos escolares há muitos anos e nem sempre está disposto a encarar o Enem e todas as etapas que o acesso pelo Sisu requer”, afirma. A nova seleção representa uma alternativa mais acessível para esses candidatos.

A professora Andréia Ribeiro, coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa, ressaltou que a expectativa de vida aumentou significativamente ao longo das últimas décadas e que, atualmente, as pessoas com 60 anos ou mais representam cerca de 16% da população brasileira. Para ela, o objetivo da UFV é promover qualidade de vida e envelhecimento ativo, oferecendo acesso ao conhecimento.

Todos os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital, que pode ser consultado no site da UFV.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.