Tracker e Montana elétricos? GM e Stellantis aceleram passo para produção de veículos híbridos flex
Empresas anunciam investimentos em novos modelos de carros eletrificados
A General Motors e o Grupo Stellantis, que reúne marcas como Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, estão acelerando os processos de desenvolvimento de sistemas híbridos flexíveis no Brasil. Na semana passada, a GM anunciou investimentos de R$ 5,5 bilhões que serão aplicados em novos modelos e no Centro de Tecnologia responsável pelos futuros eletrificados da Chevrolet. A Stellantis, por sua vez, já produz as primeiras unidades de modelos com a tecnologia batizada pela empresa de Bio-Hybrid.
Os dois grupos terão mais de um tipo de carro eletrificado. Segundo o presidente da GM Internacional, Shilpan Amin, a nova tecnologia híbrida flex da empresa terá sistemas leves (MHEV) e plug-in (PHEV).
Além disso, Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil, lembra que em 2025 a companhia completará 100 anos de presença no país e prepara novidades pare celebrar o marco. Embora ele não tenha revelado detalhes, tudo aponta para o Tracker e Montana como os primeiros a ter o sistema híbrido leve flex da marca.
A novidade poderá utilizar como base o trem de força renovado do SUV e da picape. Ou seja, o motor 1.0 turboflex de até 116 cv deve receber sistema híbrido leve de 48 volts. O resultado é a maior eficiência energética, com redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes.
Conforme publicado recentemente no site do Jornal do Carro, no início de 2025 a empresa também vai apresentar a nova linha Onix. Hatch e sedã terão novidades inclusive na mecânica, para cumprir as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8.
Segundo Chamorro, “um novo modelo” chega ao Brasil em novembro. Tudo indica que será a nova geração do SUV Equinox com motor a combustão. Depois, virá a híbrida plug-in, a primeira da marca Chevrolet, que estreou no início deste ano nos Estados Unidos e está à venda também no México.
O SUV está em testes no Brasil com um conjunto que une motor 1.5 turbo a gasolina, que gera 172 cv de potência, e elétrico de 190 cv. Conforme a marca, as baterias garantem autonomia de cerca de 150 quilômetros no modo 100% elétrico.
Stellantis
A Stellantis também anunciou novos investimentos (de R$ 2,1 bilhões), mas na fábrica de Córdoba, na Argentina. Ao mesmo tempo, a empresa deu início à produção das primeiras unidades de seu sistema híbrido flex, batizado de Bio-Hybrid, em Betim (MG). As informações são do site Automotive Business.
Segundo a reportagem, o primeiro carro híbrido flex da companhia será da marca Fiat. Porém, ainda não há detalhes sobre qual modelo estreará o novo sistema, que deverá ser do tipo leve, de 12 volts.
De acordo com a Stellantis, o Bio-Hybrid traz um gerador de 4 cv, que atua como um alternador e auxilia na partida do veículo, além de uma bateria de íons de lítio. O conjunto tem a função “boost”, de oferecer mais potência em situações específicas. O motor elétrico gera 3 kW de potência e ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões.