Funcionário de agência bancária é preso por ‘Golpe do Vampiro’; entenda

Agente se utilizou de fraude cibernética para retirar dinheiro de contas de clientes


Por Tribuna

05/09/2024 às 19h09

Um funcionário de uma agência bancária de Belo Horizonte foi preso, nesta quinta-feira (5), sob a acusação de retirar dinheiro de contas de clientes com o emprego do ‘Golpe do Vampiro’, uma espécie de fraude cibernética. A autuação aconteceu graças a uma operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), com apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais.

De acordo com o MP, o homem instalou ilegalmente um dispositivo eletrônico na agência bancária, que permitia que seus comparsas acessassem remotamente a rede de computadores do banco e transferissem valores das contas dos clientes, se passando por bancários autorizados a realizarem tais operações.

Diante das movimentações irregulares, o Gaeciber foi acionado para investigar o caso, localizar o dispositivo instalado para a prática do crime e prender o homem em flagrante pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático qualificado pela obtenção de informações sigilosas e de furto mediante fraude eletrônica.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.