Chuva e frio marcam início da semana em Juiz de Fora; confira a previsão para os próximos dias
Temperatura deve variar entre 10 e 25 graus ao longo da semana em Juiz de Fora
Após 15 dias de tempo seco, voltou a chover em Juiz de Fora durante a noite do domingo (25) e a madrugada desta segunda-feira (26). Segundo os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi contabilizado o acúmulo de 23,8 milímetros no Rio Paraibuna nas últimas 24 horas. Mas a chuva deve ocorrer na cidade apenas hoje, e a previsão para o resto da semana é de dias com céu totalmente a parcialmente nublado.
Por volta das 8h desta segunda-feira, os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), marcaram 8,7 graus, a sensação era de 4 graus. Os termômetros alcançaram a maior temperatura do dia à meia-noite, quando os aparelhos marcaram 12,7 graus. Depois disso, a massa de ar frio foi se intensificando e a temperatura diminuindo progressivamente.
A previsão do Inmet para a terça-feira (27) é de mínima de 7 graus e máxima de 14 graus, com céu parcialmente nublado, névoa úmida ou nevoeiro. Já na quarta-feira (28), a temperatura deve variar de 10 a 22,5 graus e o tempo começa a abrir, mas ainda com poucas nuvens no céu.
Na quinta-feira (29), a mínima segue na casa dos 10,5 graus e a máxima pode chegar a 25 graus, enquanto na sexta (30) a mínima aumenta um pouco e vai para 13 graus e a máxima fica em 24 graus. Não há, até o momento, previsão de chuvas na semana, a partir desta terça.
Chuva melhora índices de umidade, mas tempo seco deve voltar
Com a chuva, há uma variação de nebulosidade e melhora nos índices de umidade em relação à semana passada. Em grande parte de Minas, o dia ainda apresenta céu acinzentado, devido ao transporte da pluma de fumaça das queimadas no Brasil Central para a Região Sudeste.
O climatologista e professor do curso de geografia da UFJF, Fábio Sanches, explica que, apesar da elevação da umidade e consequente melhoria na qualidade do ar, após a passagem da frente fria pela região, o tempo volta a ficar seco e a possibilidade de novas queimadas surgirem é grande.
“Semana passada estivemos sob atuação de uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, promovendo uma forte redução nos valores de umidade relativa. Era esse bloqueio atmosférico que estava dificultando o avanço das massas de ar frio.”
Segundo o Inmet, em algumas regiões de Minas o tempo seguirá seco após a passagem da frente fria. Como o oeste mineiro, por exemplo, que terá baixos índices de umidade à tarde. “A ligeira melhora dos índices de umidade, no centro-leste mineiro (onde encontra-se Juiz de Fora), deve permanecer até a próxima quarta-feira, a partir de quinta-feira, volta a prevalecer o tempo seco em todo o estado”, afirmou o Instituto em comunicado.
Plano de contingência para baixas temperaturas aponta alerta máximo
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) possui um plano para lidar com momentos de queda brusca de temperatura. O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas foi instaurado pelo quarto ano consecutivo na cidade e atua entre os meses de junho e setembro, quando historicamente o município tem suas temperaturas mínimas.
Conforme a PJF, para acolhimento da população em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social (SAS) está com o serviço de abordagem funcionando 24 horas, que pode ser acionado pelos telefones 32 3692-8233 e 32 99807-0719.343. No último domingo (25), 343 pessoas utilizaram o serviço.Também estão sendo distribuídos cobertores e lanche.
Além disso, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 199 para acionamento, caso a população presencie alguém em situação de rua, que esteja precisando de acolhimento. Além dos espaços de acolhimento fixos, a população em situação de rua conta com gratuidade no restaurante popular.
São duas unidades, uma fica no Centro, Rua Halfeld, 305 e funciona de segunda a sexta das 10h às 14h, sábado, domingo e feriados das 11h às 13h. A outra unidade fica em Benfica, Zona Norte, na Rua Diogo Álvares, 664, e atende todos os dias das 11h às 13h.
A Secretaria de Governo (SG), através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13,5º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 12ºC, o estado é de alerta; e ao atingirem 10ºC, a situação será de alerta máximo.